Pré-Olímpico de basquete feminino será realizado em Belém do Pará
Partidas acontecerão na primeira semana de fevereiro de 2024 na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho
Pela primeira vez na história, o pré-Olímpico será sediado no Brasil. Anunciando na última terça-feira (19), Belém do Pará será palco do evento. O torneio é classificatório para as Olimpíadas de Paris 2024. Outras três cidades também irão receber o pré-olímpico feminino: Antuépia, na Bélgica, Sopron, na Hungria e Xi’na, na China.
Reprodução: CBB
Serão 10 vagas distribuídas no pré-olímpico feminino. Quatro grupos de quatro seleções, um em cada sede. As disputas em Belém e Xi’an disponibilizará duas vagas. Já na Bélgica e Hungria três equipes avançarão. Uma vaga por continente está garantida na disputa. Sem chances de perder vaga, pois já estão classificados para os jogos olímpicos, Estados Unidos e França também disputarão. Ainda não foram definidos os grupos para cada sede.
"Nós estaremos todos juntos para mostrar Belém, para mostrar o Pará, a Amazônia e, acima de tudo, para colocar as nossas atletas, o basquete feminino lá nas alturas" - disse o Governador Hélder Barbalho.
Após a conquista do título da Américup Feminina em julho, a seleção brasileira feminina de basquete se classificou ao pré-olímpico. Assim, a equipe subiu para a oitava colocação no ranking mundial da FIBA.
Veja abaixo a declaração do governador do Pará, Helder Barbalho
COMENTÁRIOS