• São Paulo, 09/05/2025
    • A +
    • A -

    9 dicas para conseguir falar em público

    Para aprimorar seu potencial de realizar ótimas apresentações e fortalecer sua imagem pessoal, aproveite os conselhos a seguir:


    9 dicas para conseguir falar em público Divulgação

    "Estou a ponto de realizar uma apresentação... e estou tão nervosa!"

    Por que falar em público é tão difícil?

    O medo total de se expressar em público é uma das fobias mais comuns, logo após o medo da morte, aranhas e alturas. Atualmente, também é considerado um transtorno de ansiedade social pela Associação Americana de Psiquiatria, sendo conhecido como Ansiedade de Falar em Público ou "glossofobia". Especialistas afirmam que quase 75% da população é afetada por essa condição.

    No entanto, nos comunicamos o tempo todo. Em ligações, videoconferências e no ambiente de trabalho. Então, por que se colocar sozinho diante de um grupo parece tão distinto?

    Permitimos que a síndrome do impostor tome conta de nós. Ficamos apreensivos com a ideia de não estarmos à altura da tarefa, especialmente ao realizar apresentações para pessoas mais experientes. Até podemos questionar se somos realmente capazes de trazer valor para o nosso público.

    Desvendando a habilidade de falar em público

    Confira 9 dicas abaixo para aprimorar as suas apresentações:

    1) Visualize o local da apresentação

    Realize um teste prévio antes de sua apresentação, evitando assim surpresas que possam desencadear o estresse. Se estiver sentado em um palco, aproxime as cadeiras para criar uma conexão mais próxima com o público. Verifique a altura das cadeiras, pois isso pode influenciar na sua escolha de roupa.

    Caso esteja em pé, considere deixar o púlpito de lado, pois ele cria uma barreira entre você e o público. Observe se há espaço para se movimentar no palco. Se houver, verifique a iluminação e planeje alguns movimentos.

    Evitar falar em público ou assumir responsabilidades que estejam fora de sua zona de conforto certamente reforça o medo.

    2) Domine o seu conteúdo, que será executado

    Compreender plenamente o conteúdo e o propósito de sua apresentação ajudará a reduzir o nervosismo. No entanto, não é recomendado memorizar o discurso, pois pode parecer artificial e, se você esquecer alguma palavra ou frase ou receber uma reação inesperada do público, poderá ficar confuso. Tente gravar-se várias vezes ao treinar a apresentação para avaliar como será percebido pelo público.

    3)Tenha em mente: menos é mais

    É certo que você possui um vasto conhecimento para dividir com o seu público - você é o especialista. Porém, não se esqueça: a maior parte das pessoas consegue se concentrar por apenas 20 minutos e só consegue memorizar até três pontos. Sendo assim, seja seletivo na escolha do conteúdo.

    4) Demonstre criatividade na introdução

    A etapa de abertura é a mais desafiadora, todos os olhares estão direcionados para você e ainda não foi estabelecida uma conexão com o seu público. Experimente realizar uma pergunta retórica ou uma enquete - isso desviará o foco de você.

    5) Demonstre autoridade em sua postura

    Antes de subir ao palco, reflita sobre sua incrível capacidade. Erga os braços, abrindo-os amplamente, e mantenha-os nessa posição por um minuto. Isso certamente contribuirá para fortalecer a sua autoconfiança.

    6) Aprenda a controlar a respiração

    Se você sentir seu coração disparado antes de subir ao palco, ou mesmo enquanto estiver lá, é útil ter algumas técnicas de respiração preparadas. É melhor praticá-las em momentos de baixo estresse, antes de realmente precisar usá-las. Um método que gosto é inspirar contando até três e prender a respiração e expirar na mesma contagem.

    7) Seja inesquecível

    O seu propósito com qualquer apresentação é educar, não ser dogmático. O seu objetivo é transmitir conhecimento de uma forma que seja memorável. Um jeito simples de conseguir isso é incluir histórias na sua apresentação. Os ouvintes têm 22 vezes mais chances de se recordar de algo quando está envolvido em uma história.

    8) Procure por um gesto de apoio

    Solicite a um colega ou amigo para que se sente na plateia onde você possa identificá-lo. Estabeleça um sinal de apoio, como um aceno de cabeça ou um sorriso. Se os nervos começarem a aparecer, busque por esse pequeno gesto positivo. E mesmo que esteja em uma sala repleta de desconhecidos, estabeleça contato visual com um rosto amigável - isso aumentará sua confiança e reduzirá o estresse.

    9) Aceite a imperfeição

    Se você se perder no raciocínio ou ficar momentaneamente em branco, não se preocupe. Refletir sobre algo negativo só trará mais estresse, o que prejudicará o restante da sua apresentação. Tenha em mente que as pessoas não estão lá para te julgar, mas sim para aprender.


    Evitar falar em público ou assumir responsabilidades fora da sua área de conforto certamente fortalece o medo. Recusar repetidamente essas oportunidades pode prejudicar a sua habilidade de desenvolver a sua marca pessoal.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.