Seja bem-vindo
São Paulo, 25/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Tâmaras Israelenses no Brasil

    Israel o maior exportador mundial de Tâmaras

    Fonte: Site Israel em casa e Instagram Israel no Brasil
    Tâmaras Israelenses no Brasil Site Israel em casa e Instagram Israel no Brasil

    Tâmaras Israelenses no Brasil


    Israel é o maior exportador mundial de Tâmaras Medjoul. Três em cada quatro Tâmaras Medjoul vendidas no mundo são produzidas em Israel e podem ser encontradas em muitos supermercados no Brasil.


    Os agricultores israelenses usam uma tecnologia de irrigação muito avançada, inventada em Israel, que permite que as tamareiras produzam mais frutos e de maior qualidade em menos tempo.


     A Tâmara na Bíblia e os seus Significados


    Talvez a árvore mais distinta em Israel seja a Tamareira. De porte alto, com uma postura retilínea e uma copa com imensas palmas verdes esta palmeira se destaca não só na paisagem, como na história e economia da Terra Santa e do Oriente Médio. Com isso, não é surpresa que a tâmara não só esteja presente na Bíblia, como também tenha muitos significados.


    Conhecida cientificamente pelo nome em latim Phoenix dactylifera, ela é uma das poucas palmeiras nativas desta região, com a maioria das espécies deste grupo crescendo nos trópicos, como no Brasil, por exemplo. Contudo, a sua distribuição atual é muito mais ampla do naturalmente era. E há um motivo para isso. Mais de 6000 anos de cultivo.


    Natural, segundo os botânicos, de oásis da região do Golfo Pérsico, a tamareira foi uma das primeiras árvores frutíferas, se não a primeira, a ser cultivada pelo Homem. Dessa forma, com o dispersar das comunidades pela região, sementes desta árvore foram se espalhando ocupando uma área atual que vai do Norte da África ao Irã e Iraque, se adaptando melhor em solos com alto teor de salinidade e poucas chuvas.

    Contudo, além de seu porte que já se destoa na paisagem, outra característica sua chama a atenção dos Humanos há milênios. A tamareira é dióica, isto é, ela tem árvores fêmeas e árvores machos, com ambas gerando um volumoso cacho com flores durante a primavera que, nas árvores fêmeas, transforma-se num frondoso cacho de frutas.



    A Tâmara na Bíblia, Velho Testamento


    Toda essa relevância da tâmara não poderia passar despercebida pela Bíblia. Uma árvore que estava presente tanto no dia a dia de Abrão e David, claro, teria referências no livro sagrado. Contudo, o mais interessante de tudo é que na Bíblia, por muitas vezes, a tamareira e as tâmaras não são somente a representação da árvore. Ela diz muito mais.


    A primeira referência bíblica à palmeira utiliza a árvore como referência a um local, o oásis de Elim, quando quando os judeus deixam a escravidão do Egito para entrar no Deserto:


    Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas. Êxodo 15:27


    Poucos livros depois, em Deuteronômio 34:3, novamente o Pentateuco volta a usar as tamareiras como um atributo de um local, ajudando a identificar Jericó, como vimos anteriormente. Contudo, ao longo dos Livros, esta ideia de se referenciar locais por suas tamareiras mostra que era algo comum na época bíblica.


    Estes exemplos podem ser encontrados em locais que apresentam Tamar em seu nome, por exemplo. São os casos de Baal-Tamar (Juízes 20:33), Hazazon-Tamar, atualmente conhecida como Ein Gedi (2 Crônicas 20:2), e Tamar, no sul de Israel Bíblico (Ezequias 47:19 e 48:28). isso tudo, além de Jericó, citada outras duas vezes como a Cidade das Palmeiras (Juízes 1:16; 3:13; 2 Crônicas 28:15).

    E por falar em referências geográficas usando a tâmara como parâmetro, uma das mais famosa, talvez seja uma das mais incorretamente interpretadas.



    Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. Deuteronômio 6:3


    Por mais que possa parecer confuso, para muitos pesquisadores, este mel citado na bíblia, nesta famosa passagem que representa a Terra de Israel, talvez não seja o nosso tradicional mel de abelha e sim um xarope de tâmaras, também conhecido na época como mel de tâmaras.


    As evidências para tanto estão, além do grande potencial de Israel a produção deste fruto, como também, pelo de de, por mais que a produção doméstica de mel de abelha fosse conhecida na época do Antigo Testamento e seja, inclusive, mencionada quase 50 vezes na Bíblia Hebraica, abelhas são mencionadas menos de cinco. Isto é, é muito provável que a produção de mel que a Bíblia se refere não seja a referente ao de abelha.

    Não à toa, a tâmara é tida como uma das sete espécies, mesmo não sendo citada nominalmente:


    Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. Deuteronômio 8:8





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login