Seja bem-vindo
São Paulo, 19/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Governo atualiza valor de renda familiar do Cadastro Único

    o governo federal estreiou o processo de verificação cadastral de renda para os cidadãos


    Governo atualiza valor de renda familiar do Cadastro Único Reproduão/Boa Vista

    O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou mudança que afetará o cadastro de mais de 19 milhões de famílias, inscritas no Cadastro Único (Cadúnico).

    O MDS tem um designio de levar a regularização automática as famílias, que pertencem ao processo de Averiguação Cadastral de Renda sem precisar que saia de casa e apresentar-se ao posto do Cadúnico para atualizar os dados.

    Sob outro ponto de vista, a atualização automática do Cadúnico será cancelado o benefício de famílias de quem a renda ultrapassar ao limite definidopelo programa. 

    Veja como essa mudança pode atingir os beneficiários do Bolsa Família. 

    Renda serão atualizadas das famílias beneficiarios  

    A atualização da renda familiar dos inscritos, começou nesse último sabado (3), para as famílias da cidade de São Paulo. De acordo o MDS, as informações do CNIS, sob a renda proveniente, serão realizadas em procedimento offline, e em seguida, mais de 19 milhões de pessoas terão atualização de cadastros. 

    Por intermédio da Instrução foi determinada a integração entre o Cadúnico e CNIS, foi publicada no dia (2) desse mês. Pois, entre os dias 8 e 11 deste mês, o MDS expandirá o processo de atualização. 

    Verificação de renda do Cadúnico

    Em março de 2023, o governo federal estreiou o processo de verificação cadastral de renda para os cidadãos. A família que apresenta conflitos nas informações dadas, sob a renda, no momento do cadastro, e os rendimentos encontrados em banco de dados do governo federal. 

    Calendário de atualização cadastral

    Para receber o Bolsa Família, o beneficiário terá a renda recalculada e no caso, se apresentar valor acima do limite terão o benefício cancelado. O MDS efetuou o bloqueio de 1,32 milhão de famílias no qual a renda era maior que apresentaram no Cadúnico. 

    Como evitar o cancelamento do Bolsa Família

    Para evitar a exclusão do programa, as famílias inseridas na verificação cadastral de renda, de acordo com a MDS. 

    De acordo com a instrução normativa publicada pelo MDS, a atualização dos dados do CNIS no Cadastro Único refletirá na renda familiar per capita, que será recalculada automaticamente pelo Sistema de Cadastro Unico provido pela Caixa.

    Veja abaixo de que forma a atualização de renda pode influenciar no recebimento do Bolsa Família:

    Após a atualização seguirão recebendo o Bolsa Família normalmente. Se caso a família ter a renda de limite de R$218 por pessoa, serão colocadas na regra de proteção e poderão receber o Bolsa Família por até 2 anos. 

    E se caso a família com renda acima de meio salário mínimo por pessoa (R$660) após a atualização terá o benefício cancelado no próximo mês ao procedimento.


    Governo atualiza valor da renda familiar, veja o que fazer para evitar cancelamento




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login