Seja bem-vindo
São Paulo, 25/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Nota de Repúdio ao sofrimento imposto aos venezuelanos

    Pobreza, opressão e morte


    Nota de Repúdio ao sofrimento imposto aos venezuelanos Antônio Cruz/ Agência Brasil

    NOTA DE REPÚDIO

    Ao sofrimento imposto aos venezuelanos

    A UNIGREJAS, União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos, vem a público, através de seu representante legal, manifestar-se acerca do sofrimento interminável do povo da Venezuela.

    RESUMO

    O presidente venezuelano Nicolás Maduro chegou neste último domingo (28/05) ao Brasil e foi recebido na segunda-feira pelo presidente Lula no Palácio do Planalto. Segundo o portal de notícias R7 , Maduro retorna ao Brasil após oito anos para “desenvolver uma agenda diplomática”, a fim de participar de uma cúpula com os presidentes da América do Sul e reforçar a união dos países do continente. 

    De 2019 a 2022, Maduro era proibido de ingressar no território brasileiro devido a uma portaria assinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que impedia a entrada de “altos funcionários do regime venezuelano”. Ocorre que Maduro também é investigado por crimes relacionados a drogas nos Estados Unidos. 

    MANIFESTAÇÃO

    Verdade é que o povo da Venezuela vem sofrendo uma profunda recessão econômica.

    Segundo a agência da ONU para refugiados, 7 milhões de venezuelanos já deixaram o país, havendo hoje 6,5 milhões de pessoas passando fome. De acordo com a Human Rights Watch, os números da repressão do regime Maduro são também assustadores, tendo havido 19 mil mortas em execuções extrajudiciais praticadas pelo Estado entre os anos de 2016 a 2019, além de 15 mil prisões arbitrárias desde o ano de 2004 na Venezuela. Cita-se, ainda, a cassação de adversários políticos, impossibilitando que pudessem se candidatar para concorrer ao posto máximo ou a outros cargos. 

    Personalidades e jornalistas que apoiaram a eleição de Lula estão criticando sua postura em relação à Venezuela, ainda mais sua defesa ao regime de Maduro, quando disse que a Venezuela “é vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo”. Até mesmo o presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle se posicionou na reunião de líderes, falando que não se pode “tapar o sol com a peneira”.  O líder chileno Gabriel Boric afirmou que o que está acontecendo não é narrativa, mas que “a situação é real e séria”, em que ele teve a oportunidade de ver “de perto nos rostos e na dor de centenas de milhares de venezuelanos” que fugiram para o Chile. 

    A UNIGREJAS, assim, repudia todo e qualquer regime opressor, que tem gerado pobreza, opressão e morte.

    Aproveitamos para pedir aos cristãos no Brasil que mantenham o povo venezuelano em oração, bem como que esteja intercedendo pela Igreja na Venezuela, a fim de que seja uma luz em um tempo tão difícil para aquela nação. 


    São Paulo, 31 de maio de 2023. 



    Bp. Eduardo Bravo - Presidente da UNIGREJAS


    [1]
    https://noticias.r7.com/brasilia/lula-recebe-nicolas-maduro-no-palacio-do-planalto-programacao-inclui-almoco-especial-29052023#/foto/1



    [1]
    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/05/29/maduro-no-brasil-entenda-qual-e-a-situacao-legal-dele-e-como-esta-a-relacao-dos-eua-com-a-venezuela.ghtml



    [1] https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/boric-discorda-de-lula-em-reuniao-com-maduro-sobre-narrativa-dos-direitos-humanos-na-venezuela/




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login