São Paulo, 20/04/2024

Pronto para ser transportado para Israel?

Conheça a Terra Santa de uma forma nunca vista nas séries do Univer Vídeo

Pronto para ser transportado para Israel?

Conhecer a Terra Santa é, sem dúvida, o sonho da maioria dos cristãos, que, embora nunca tenham pisado em suas ruas, amam o Deus de Israel e o solo sagrado por onde o Senhor Jesus caminhou há mais de dois mil anos. Por várias razões, porém, viajar para Israel ainda não é realidade para muitos que nutrem esse desejo, o que não os impede de obter o máximo de informações e se preparar para quando a chance chegar.

Pensando em quem ama Israel, mas nunca esteve lá, a plataforma de streaming Univer Vídeo preparou as séries  e Conhecendo Israel – Caminhos de Davi, ambas apresentadas por Josi Boccoli, (foto abaixo) brasileira que vive naquele país há 21 anos. Cada uma delas oferece, com riqueza de detalhes, um vasto conteúdo sobre a Terra Santa. Josi, que é cristã, esposa e mãe, é a guia ideal para mostrar Israel de uma forma cheia de Fé.

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Josi conta que a série Conhecendo Israel, que tem sete episódios disponíveis no Univer Vídeo, foi ideia de Nanda Bezerra e tem o objetivo de apresentar o conteúdo a partir de correlações com a Palavra de Deus.

“Tentamos mostrar o que ninguém mostra. Uma coisa é assistir a vídeos de guias turísticos judeus, que são pessoas que não leem a Bíblia; outra é assistir a uma série feita por pessoas que leem a Bíblia, estudam e pesquisam. Todos os episódios foram feitos em cima da Palavra de Deus, com comprovações bíblicas e arqueológicas e, claro, com a Direção do Espírito Santo”, diz. O roteiro inclui lugares como o Monte das Oliveiras, o túnel de Ezequias e o túmulo de Jesus, entre outros.

Ela conta que o primeiro episódio da série apresenta uma arte única para que o público compreenda a história de Israel e seus locais mais importantes, como o espaço onde ficava o Templo, que hoje é um pedacinho do chamado Muro das Lamentações, para o qual as pessoas se dirigem para orar. “O Univer Vídeo se dedicou e investiu para que as animações fossem capazes de levar o telespectador àquela época, mostrando o antes e o depois, coisa nunca feita antes”, explica.

Ela enfatiza que a série demandou meses de preparação, que envolveu estudos, construção de roteiro e estruturação da melhor forma de passar a mensagem do Altíssimo. “A Palavra de Deus está cheia de detalhes importantes. Tudo que está escrito tem um motivo. Nós focamos em passar ao telespectador o que está além das palavras, o Espírito. Então, quando a pessoa assiste à série, ela se transporta para o local porque consegue visualizar o que lê na Bíblia, entender melhor os fatos e adquirir experiências espirituais”, afirma.

Josi adianta algumas novidades: “já temos outros roteiros e em breve teremos a continuação da série por mais locais de Israel, como Massada, Mar da Galileia, Cafarnaum e outros”.

Nos caminhos de Davi

Uma iniciativa de Cristiane Cardoso, a série Conhecendo Israel – Caminhos de Davi refaz os passos de Davi em nove capítulos, desde sua juventude como pastor de ovelhas na cidade de Belém até ser escolhido por Deus e se tornar rei de Israel.

Josi compartilha um pouco dos bastidores das gravações: “pude entrar em uma caverna em Adulão, onde tive uma experiência incrível com Deus. Nesse dia, confesso que não estava preparada para tal aventura, não tinha roupas próprias e estava no meio de um mato cheio de espinhos. Saí de lá arranhada, tive que jogar os calçados fora, mas o que vivi ali jamais será esquecido. Valeu muito a pena! Dentro da caverna, pude ver como Davi via, sentir o frio e o receio de encontrar bichos, o silêncio, a solidão. Entendi claramente os Salmos escritos ali”, relata.

Ela conta como é a dinâmica das gravações: “eu falo e meu esposo grava. Depois, enviamos as gravações para o Univer Vídeo, que faz as edições. Somos uma grande família focada em levar o melhor ao telespectador”.

Josi esclarece o que este trabalho representa para ela: “é um privilégio viver em Israel e gravar a série é uma forma de agradecer e fazer com que todos possam ter pelo menos um pouquinho das experiências que temos tido”, finaliza.

Mais história

Korban é outra série original do Univer Vídeo que oferece uma imersão na história da Fé. São três episódios que mostram os passos do povo hebreu nos tempos bíblicos e explicam a razão de Deus ter estabelecido os Dez Mandamentos, entre outros temas. A série ainda esclarece o significado da palavra korban e mostra o que o Átrio, o Santo Lugar e o Santíssimo Lugar têm a ver com a vida do cristão com Deus.

Para ver esses conteúdos, acesse univervideo.com e escolha seu plano.

Roteiro da série Conhecendo Israel – Caminhos de Davi

Belém: cidade com grutas e campos por onde certamente Davi pastoreou suas ovelhas.

Vale de Elah: local em que Davi avistou o gigante Golias.

Tel Azeka: cidade tomada por Davi para terminar com o domínio dos filisteus.

Gat e Ziklag: Gate era a cidade de Golias. Ziklag abriga escavações das ruínas onde Davi morou com seu povo.

Adulão: é onde Davi se refugiou e encontrou 400 homens que se juntaram a ele.

Ein Gedi: a reserva natural abriga a Cachoeira de Davi, que é a maior da região.

Deserto de Negev: local em que Davi desistiu de matar Nabal.

Hebrom: cidade onde o rei Davi reinou. No local, as descobertas arqueológicas incluem uma casa israelense e o muro do portal da cidade.

Jerusalém: na cidade estão o Túnel de Warren, o palácio do rei Davi e a Fonte de Giom, onde Salomão foi ungido rei.