Seja bem-vindo
São Paulo, 19/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Prevenção contra o Câncer de Próstata

    O diagnóstico precoce pode salvar vidas

    Fonte: Pixabay
    Prevenção contra o Câncer de Próstata

    Todos os anos, um movimento mundial, denominado Novembro Azul, acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas estão inseridas na faixa etária a partir dos 50 anos.

    Recentemente, o programa de rádio Brasil Notícias, apresentado pelos jornalistas Ana Carolina Cury e Gilberto Nascimento, transmitido pela Rádio Record e pela Rede Aleluia, para todo o Brasil, deu destaque à informação.

    Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, por dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata. E aproximadamente 3 milhões vivem com a doença no Brasil. Essa patologia é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo.

    Importância da prevenção

    O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que neste ano será registrado um total de 68.200 novos casos. Por isso, com o objetivo de mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce foi criada a campanha Novembro Azul, que se tornou um movimento mundial.

    Em entrevista ao Brasil Notícias, o Dr. Artur Malzyner, oncologista clínico do Hospital Albert Einstein, comentou a importância desta campanha:

    “Dadas as discussões científicas que hoje põe em cheque o valor dos métodos utilizados para este objetivo, seja através da dosagem do PSA ou o toque da próstata, a campanha passou a ter o foco um pouco mais amplo. Desde então, iniciou-se a divulgação de outros conceitos referentes à prevenção do câncer em geral. Além da atenção para outras áreas da saúde e riscos da saúde masculina”, comentou o médico.

    Sintomas avançados

    O Ministério da Saúde indica que mais de um terço dos homens não cuida da própria saúde. Um levantamento aponta ainda que mais de cinquenta por cento dos homens só procuram ajuda médica quando os sintomas já estão avançados. Na maioria das vezes, necessitando de intervenção cirúrgica.

    Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, do Rio de Janeiro, Dr. Lessandro Cursio Gonçalves, quando se fala de câncer no geral, muitas vezes, os sintomas só aparecem quando a doença já está muito evoluída. Por isso, não se pode esperar sentir alguma dor para se fazer um check-up.

    “Quando os sintomas surgem, significa que a doença já está um pouco avançada. No câncer de próstata ocorre uma obstrução no fluxo urinário, irritação ao urinar e, eventualmente, dores ósseas em casos mais avançados. Daí a importância em se fazer um diagnóstico precoce”, explicou o urologista.

    Mudança de hábitos e atitudes

    No dia-a-dia, alguns hábitos realmente deixam a desejar. Ainda, segundo o Ministério da Saúde, quase oitenta por cento do público masculino relata cometer excessos regulares no consumo de açúcar, sal e gorduras. Por isso, além do check-up anual, também é preciso ter atitudes preventivas, conforme aconselham os médicos.

    “Sabe-se, hoje, que a prevenção da maior parte dos tumores malignos incidentes na população dos adultos consiste em evitar a obesidade, ter uma alimentação com conteúdo reduzido em açúcares e gorduras de origem animal, além de manter atividades físicas regularmente”, alertou o Dr. Artur.

    “Também, não menos importante para os homens, é consultar seu urologista pelo menos uma vez ao ano, depois dos 45 anos de idade”, finalizou o Dr. Lessandro.

    (*) Com informações e entrevistas do programa Brasil Notícias




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login