Seja bem-vindo
São Paulo, 26/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Vinícius Júnior sofre com racismo e cogita deixar o Real Madrid

    Os jornais da Espanha inicialmente, adotaram um discurso omisso, e alguns até instigaram o público a culpar o jogador


    Vinícius Júnior sofre com racismo e cogita deixar o Real Madrid Pablo Morano/Reuters

       Na tarde do último domingo (21), em partida contra a equipe do Valência, o time do Real Madrid perdeu a partida por 1x0. Mas o que ocorreu no estádio contra o atacante Vinícius Júnior são atos grotescos e repugnantes. O jogador teve de enfrentar a torcida da equipe adversária gritar no estádio a palavra "macaco" para ele, deixando-o completamente revoltado, afinal não foi a primeira vez que ele sofre com racismo na Espanha. Um torcedor inclusive, fez gestos do animal, para agredir mais ainda o brasileiro, que não conseguiu se conter e sem querer, acabou agredindo um jogador do Valência, que culminou em sua expulsão da partida, uma tarde para esquecer!

       Após o término do jogo, Vinícius foi às redes socias para manifestar sua revolta, deixando em aberto a possibilidade de deixar a equipe de Madrid: "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga.  A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui."

       O atacante também respondeu aos ataque do presidente do campeonato espanhol (La Liga), que além de se omitir, ainda induziu que o culpado de tudo é o próprio Vini Jr: "Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa... Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove."

       Os jornais da Espanha inicialmente, adotaram um discurso omisso, e alguns até instigaram o público a culpar o jogador, como no exemplo abaixo.



       O jornal "Super Deporte" basicamente direcionou toda culpa no Vinícius Júnior. Na capa, entitularam Vini como "provocador" induzindo que o jogador seja merecedor de receber os cantos racistas. Além de chamarem o técnico Ancelotti de mentiroso.

       Os brasileiros e o mundo se revoltaram e se uniram para atacar as emissoras e jornáis locais, gerando uma repercussão mundial do caso, culminando em uma mudança de posicionamento das mesmas, que agora estão direcionando apoio ao brasileiro. 

       Pode-se afirmar, que na Espanha, o racismo está enraizado na cultura do país, pois nao é a primeira vez que ocorre casos racistas no futebol local.  




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login