São Paulo, 25/04/2024

Mais de 8 mil cristãos nigerianos foram mortos ou sequestrados

A perseguição segue crescendo no país. Entenda

Mais de 8 mil cristãos nigerianos foram mortos ou sequestrados Freepik

Em relatório divulgado pela Sociedade Internacional para Liberdades Civis e Estado de Direito, foi destacado que apenas em 2022 mais de 5 mil cristãos nigerianos foram mortos e mais de 3 mil foram sequestrados na Nigéria.

Entenda:

Os dados do relatório chegam em meio a inúmeras notícias de perseguição no território nigeriano e quando defensores da liberdade religiosa disseram que a perseguição aos cristãos na Nigéria deveria ser considerada genocídio.

O número apontado no relatório tem origem em relatórios do governo, estatísticas de ONGs, meios de comunicação e estimativas de diplomatas.

Sobre 2023, o relatório afirmou que mais de mil cristãos foram mortos neste ano.

O que você precisa saber:

Os ataques e sequestros contra os cristão partiram de grupos terroristas radicais islâmicos.

E o relatório também responsabilizou os militares nigerianos por alguns dos assassinatos.

Inclusive, os cristãos nigerianos pedem ao governo maior empenho para impedir os assassinatos e até acusam os líderes políticos de encorajar a violência.

Notícia recente:

Diante desse cenário de intensa perseguição, uma igreja foi atacada por militantes em 2021 e 2022, contudo, mesmo em meio a um local destruído, a comunidade agrícola cristã no estado de Plateau, no centro-norte da Nigéria, se reuniu para adorar a Deus.

Na sexta-feira da Semana Santa, os fiéis somavam cerca de 300 pessoas, entre adultos, crianças e idosos. A maioria estava sentada no chão, outros em pedras.

“Os militantes Fulani queimaram nossa igreja e nossas casas, incluindo a casa do pastor”, disse um líder da igreja a um funcionário do International Christian Concern, após o culto da Sexta-Feira Santa.