São Paulo, 25/04/2024

Cresce número de ataques a igrejas nos Estados Unidos

Relatório aponta crescimento de intolerância e ataques nos primeiros meses de 2023

Cresce número de ataques a igrejas nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, de acordo com relatório, houve um aumento no número de ataques a igrejas no primeiro trimestre deste ano.

Quadro geral:

Conforme relatório emitido pela instituição Family Research Council, foram registrados 69 atos de hostilidade contra igrejas entre janeiro e março de 2023, equivalente a três vezes o número registrado durante o mesmo período no ano passado.

Entre esses ataques estão:

Vandalismo;

Incêndio criminoso;

Ameaças de bomba e armas relacionadas à violência.

Ao todo foram registrados os ataques em 29 estados americanos, sendo eles:

53 vandalismos;

10 incêndios criminosos;

03 incidentes com armas de fogo.;

03 ameaças de bomba;

02 registros não especificados.

Ataques registrados nos outros anos:

Veja como foram os registros da Family Research Council, nos anos anteriores, durante o primeiro trimestre de cada ano:

2022: 22 ataques

2021: 14 ataques

2020: Sem registro de ataques

2019: 12 ataques

2018: 15 ataques

O que analisar:

A instituição Family Research Council, que é um grupo ativista evangélico americano, responsável por promover valores familiares, aponta que esse aumento de ataques às igrejas representa o crescimento da intolerância religiosa no país.

“Os primeiros três meses de 2023 foram aproximadamente três vezes o número de atos de hostilidade praticados contra igrejas no mesmo período do ano passado”, escreveu Arielle Del Turco, diretora do Centro de Liberdade Religiosa da Family Research Council.