Seja bem-vindo
São Paulo, 28/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Marcelo Crivella assina decreto que cria grupo de trabalho

    A formação da equipe irá ajustar questões contratuais

    Fonte: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
    Marcelo Crivella assina decreto que cria grupo de trabalho

    O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinou nesta terça-feira, 15 de outubro, decreto que cria um grupo de trabalho composto por técnicos da Prefeitura e da concessionária que opera o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A formação desta equipe, que irá ajustar questões contratuais, possibilita o início da operação da Linha 3 do VLT (Central do Brasil – Santos Dumont) no próximo dia 26.

    – Estamos fazendo um acordo que a Prefeitura tem possiblidade de cumprir. Um acordo em que esperamos encontrar uma equação de equilíbrio econômico-financeiro nesse contrato que seja benéfica para o usuário, que seja lucrativa, que dê o retorno esperado pelos concessionários, não haja agravo ao Erário neste momento de crise intensa. No dia 26, a Linha 3 começa a funcionar. Tenho certeza que o VLT é um ótimo meio de transporte que só tem a engrandecer a nossa cidade. É um benefício para o cidadão – afirmou o prefeito Marcelo Crivella.

    Com a assinatura do decreto, cláusulas do contrato original que estavam sendo discutidas entre a Prefeitura e a concessionária VLT Carioca – que administra o serviço – serão debatidas ao longo dos próximos dez meses. Um dos pontos principais analisados pelo grupo de trabalho será o ajuste entre o movimento diário de passageiros inicialmente esperado e a quantidade real registrada. O contrato original estabelecia que a Prefeitura garantiria a demanda de 85% de 260 mil pessoas por dia. Um número que se mostrou irreal na prática e geraria prejuízo aos cofres públicos municipais.

    – Quero ressaltar que a Prefeitura do Rio de Janeiro cumpre seus contratos, não queremos gerar prejuízo para nossos cofres nem para o consórcio. O legal é que seja vantajoso para as três partes, Prefeitura, consórcio e principalmente, para o cidadão – afirmou Crivella.

    O grupo de trabalho também vai discutir outros pontos como a possibilidade de retirar de circulação algumas linhas de ônibus no Centro do Rio, além de um possível ajuste na tarifa do VLT e do seu funcionamento 24 horas por dia.  A equipe, formada por sete representantes da Prefeitura e quatro da concessionária VLT Carioca, poderá contar ainda com integrantes de outras entidades. O relatório final está previsto para ser entregue até 31 de agosto de 2020.

    Com a inauguração da Linha 3, a expectativa da concessionária VLT Carioca é que o número diário de usuários ultrapasse os 100 mil. A nova linha ligará a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Marechal Floriano. Ao todo serão dez paradas, três delas novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na região da Central do Brasil), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, próximo à Igreja de Santa Rita).  Os nomes são homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e com entidades do movimento negro e sociedade civil. De julho de 2016 a 30 de setembro de 2019, o VLT já transportou 43.792.986 passageiros.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login