São Paulo, 19/04/2024

Na Nigéria, 15 cristãos foram mortos em ataques

Grupos extremistas islâmicos invadiram aldeias cristãs

Fonte: Freepik
    Na Nigéria, 15 cristãos foram mortos em ataques

Na Nigéria, extremistas islâmicos mataram 15 cristãos no total, depois de diversos ataques a aldeias cristãs no país.

Entenda o caso:
    • O ataque mais recente aconteceu no dia 21 de outubro, quando dois cristãos foram mortos no centro-norte da Nigéria.
    • Outros ataques aconteceram durante o mês de outubro, quando os extremistas invadiram a vila de Gidan Ityotyev, matando dois cristãos e deixando uma mulher ferida, todos membros de uma igreja local.
    • “Uma mulher cristã chamada Kwaghdoo Saaku foi ferida quando os agressores cortaram um de seus seios. Durante a invasão de nossa aldeia, eles atiraram aleatoriamente em nosso povo que estava dormindo em suas casas”, contou o líder da comunidade local Ukpuu Abaa ao Morning Star News.
    • Os ataques seguiram na vila predominantemente cristã de Gidan Sule, no início do mês. Quando os terroristas mataram 10 cristãos, deslocando centenas de outros, segundo informações de Peter Ahemba, presidente da Tiv Development Association.
    • A maior parte dos cristãos mortos foram mulheres, crianças e idosos que não conseguiram escapar do ataque, destacou Ahemba.
    O que você precisa saber:
    • Em 2021, a Nigéria liderou o ranking de países que mais mataram cristãos no mundo.
    • A Nigéria ficou atrás apenas da China na quantidade de igrejas atacadas segundo relatório da organização Portas Abertas, com 470 casos registrados.
    • Segundo a lista anual da Portas Abertas, a Nigéria ocupa atualmente o sétimo lugar entre os piores países para se viver como cristão.