Seja bem-vindo
São Paulo, 25/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Saiba como reduzir o colesterol ruim

    Tenha um estilo de vida mais saudável

    Fonte: Pixabay
    Saiba como reduzir o colesterol ruim

    O colesterol alto é o principal fator que influencia o aparecimento de doenças cardiovasculares, problemas nos rins e à doença aterosclerótica. Por isso, é muito importante ter uma vida saudável. 

    O estilo de vida atual tem favorecido para o aumento dos níveis de LDL, de acordo com o Ministério da Saúde estima-se que quatro em cada 10 brasileiros têm o famoso "colesterol alto".

    Mesmo para as pessoas que levam um estilo de vida saudável devem adotar medidas preventivas, para não sofrer com este problema. 


    Veja algumas dicas de profissionais da saúde para prevenir o aumento do colesterol ruim:

    1. Evite as gorduras não saudáveis 

    O consumo de gorduras trans e saturadas devem ser evitadas, pois prejudicam o organismo, favorecendo o aumento do perfil inflamatório e lipídico e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Ou seja, devem ser evitadas frituras e carnes gordas.

    2. Excesso de açúcar 

    Os carboidratos e açúcares são considerados grande vilões para o aumento de colesterol, além disso, o consumo em excesso pode ocasionar no desenvolvimento de diabetes e resistência à insulina. Outro fator de risco é o surgimento de doença renal crônica.

    Também é importante tomar cuidado com os açúcares escondidos em alimentos processados, como xarope de milho, que tem um alto teor de frutose. 

    3. Acrescente boas fontes de gordura em sua dieta

    Nem toda gordura é ruim, então invista no azeite, na castanha, no abacate e peixes, pois são ricos em gorduras boas que favorecem o sistema circulatório, melhorando a circulação do sangue. 

    4. Inclua fibras na refeições 

    O consumo de fibras é uma ótima opção para reduzir os níveis de colesterol, um exemplo de bom é a aveia, que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, além de controlar a absorção de açúcares e inibe a absorção de gorduras.

    As frutas cítricas também são grandes aliadas no controle do colesterol, ricas em fibras e substâncias antioxidantes que limitam a absorção do colesterol no intestino. 


    5. Pratique atividades físicas 

    Coisas simples como subir escadas, fazer caminhadas já ajudam a reduzir e prevenir o colesterol. O importante é se exercitar diariamente, por pelo menos 30 minutos. 

    É importante lembrar a importância de realizar exames anualmente para acompanhar o estado de saúde e detectar o mais rápido possível qualquer tipo de alteração. 


    Fonte: Boa Forma MSN




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login