Seja bem-vindo
São Paulo, 29/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Varíola do macaco: Segundo a OMS, maioria dos casos são pacientes homens que mantêm relações homossexuais

    O Ministério da Saúde informou em nota que o controle da doença é prioridade da pasta e que já há no país monitoramento e análises constantes da situação

    Fonte: CDC (centro para doença, controle e prevenção)
    Varíola do macaco: Segundo a OMS, maioria dos casos são pacientes homens que mantêm relações homossexuais

    No último sábado (23), a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou emergência global de saúde para tentar conter o surto de varíola do macaco.

    O quadro geral:

    A doença afeta quase 17.000 pessoas em 74 países, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, de 22 de julho.

    O alerta foi dado pelo diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus que, durante coletiva, afirmou que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto.

    Maioria dos casos registrados:

    De acordo com o chefe da OMS, na maioria dos casos, os pacientes são homens relativamente jovens que têm relações homossexuais, especialmente aqueles com múltiplos parceiros. “Há uma preocupação real de que homens que fazem sexo com outros homens possam ser estigmatizados ou culpados pelo surto, tornando mais difícil rastrear e conter os casos”, disse Tedros.

    Ações no Brasil:

    O Ministério da Saúde  informou em nota que o controle da doença é prioridade da pasta e que já há no país monitoramento e análises constantes da situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância.


    Segundo o Ministério, “todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde” são realizadas no Brasil desde o início de julho.


    “Antes mesmo da ocorrência de casos suspeitos ou confirmados da varíola dos macacos no país, o ministério instalou uma Sala de Situação para elaborar um plano de ação com o objetivo de esclarecer estados e municípios sobre a melhor forma de atender a população.”

    Ações realizadas diariamente no combate à propagação do vírus:

     Registro de novos infectados

    Diagnósticos

    Assistência e medidas de contenção e controle

    Monitoramento e análise do perfil epidemiológico das notificações

    Orientação das ações de vigilância

    Divulgação diária da situação dos casos no país.

    O que mais está sendo feito:

    Os testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola do macaco, sendo atualmente realizados em quatro laboratórios de referência no país.


    O Ministério da Saúde também tem articulado com a OMS as tratativas para aquisição da vacina da varíola dos macacos, de forma que o PNI (Programa Nacional de Imunizações) possa definir a estratégia de imunização para o Brasil.

    “com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o Brasil está preparado para enfrentar a varíola dos macacos”, afirma o MS.

    Mantenha-se informado:

    Veja aqui mais informações sobre a doença.


    (*) Com informações do R7




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login