São Paulo, 23/04/2024

O jumentinho você e os dois caminhos

O ser humano assim como o jumento tem a tendência a ser teimoso

Fonte: Blog Renato Cardoso
    O jumentinho você e os dois caminhos Blog Renato Cardoso

''E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos Seus discípulos, e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-Mo. (Marcos 11.1-2) ''

A Bíblia dá detalhes e cada detalhe tem um significado. Jesus pediu um jumentinho sobre o qual ninguém havia montado; ou seja, Ele seria o primeiro.

''E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? Dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui. (Marcos 11.3)''

É, no mínimo, curioso que o Dono de todas as coisas na Terra precise de um jumentinho!

Pois bem, esse jumentinho aí é você, sou eu. Um jumentinho do qual Deus, na Sua infinita grandeza, diz que precisa (ou faz como se precisasse). Veja a humildade de Deus… e ainda tem gente que não tem a consciência de que ela é que precisa dEle!

Talvez você diga que não precisa de Deus para nada nesta vida, pois a sua capacidade tem suprido as suas necessidades, mas existe uma coisa para a qual você precisa dEle: para resolver o problema da morte. O ser humano ainda não conseguiu resolver esse problema. O único que conseguiu foi Jesus.

O ser humano, assim como o jumento, tem a tendência a ser teimoso — às vezes, até mais do que um jumento! E isso não é invenção minha. É a Palavra de Deus que diz:

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o Meu povo não entende. (Isaías 1.3)

O animal é capaz de reconhecer o dono que o alimenta, mas o ser humano, muitas vezes, não reconhece Aquele que lhe dá o fôlego de vida. Esse é o grande problema.

Aquele jumentinho estava preso (como muitas pessoas hoje) e só se tornou livre quando foi trazido para que Jesus montasse nele. Quando entregamos a nossa vida a Jesus e deixamos que Ele nos guie, nos tornamos livres. Tem gente que não se entrega a Deus porque tem medo de ficar presa a uma religião. Não se dá conta de que quando uma pessoa se entrega a Deus, ela perde não a liberdade, mas as correntes que a amarram às vaidades, à opinião dos outros, aos vícios…

''E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir. (Marcos 11.4-6)''

Esses dois caminhos não estão aqui por acaso. Se você ainda não entregou a sua vida a Deus, você está entre dois caminhos: o caminho da vida eterna (que resolve o problema da morte) e o caminho da destruição (sem Deus por toda a eternidade).

Você precisa fazer uma escolha.

Jesus veio ao mundo, morreu na cruz e, porque não tinha pecado, a morte não pode segurá-Lo — Ele venceu a morte e ressuscitou.

Se você crer em Jesus e permitir que Ele seja o primeiro, você também resolve o problema da morte.

O jumentinho, você e os dois caminhos   Bispo Renato Cardoso