Seja bem-vindo
São Paulo, 25/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Pessoas incertas sobre seu relacionamento com Deus são mais propensas a sofrer de problema mental

    Confira detalhes

    Fonte: Pixabay
    Pessoas incertas sobre seu relacionamento com Deus são mais propensas a sofrer de problema mental

    No primeiro capítulo do livro de Tiago, na Bíblia, o irmão de Jesus adverte contra se aproximar de Deus com uma fé instável por causa da instabilidade que advém de ser “dúbio”. Agora, um novo estudo sugere que as pessoas que não têm certeza sobre seu relacionamento com Deus são mais propensas a sofrer de problema mental do que outros crentes.

    “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não repreende; e ser-lhe-á dado. Mas que ele peça com fé, nada vacilando. Pois aquele que vacila é como a onda do mar impelida pelo vento e agitada”, declara a Palavra de Deus. E continua: “Pois não pense tal homem que receberá alguma coisa do Senhor. Um homem de mente dobre é instável em todos os seus caminhos.”

    Em “ Attachment to God and Psychological Distress: Evidence of a Curvilinear Relationship ” publicado no Journal for the Scientific Study of Religion no mês passado, os pesquisadores W. Matthew Henderson da Union University e Blake Kent do Westmont College concluem que “ansiedade ou falta de certeza sobre o relacionamento de alguém com o divino representa uma ameaça ao bem-estar psicológico”.

    O estudo usou dados nacionais do Baylor Religion Survey de 2010, incluindo mais de 1.600 americanos que acreditam em Deus. O estudo não se limitou apenas aos cristãos, mas os entrevistados eram predominantemente cristãos. 

    Embora pesquisas anteriores tenham mostrado que práticas religiosas como oração e participação em serviços religiosos são “bastante protetoras da saúde mental das pessoas”, Henderson, professor assistente de sociologia da Union University , no Tennessee, disse ao The Christian Post que não havia muitos dados disponíveis sobre como “ as crenças religiosas específicas das pessoas” afetam seus resultados de saúde mental.

    “Achamos que era uma fraqueza bastante evidente porque a crença é uma parte tão importante da prática religiosa”, disse ele. “E estávamos especialmente interessados ​​em crenças sobre Deus.”

    Teoria do Apego

    Então, usando um conceito chamado Teoria do Apego, os pesquisadores começaram a examinar como as ideias específicas das pessoas sobre Deus e seu relacionamento com o Divino afetam sua saúde mental.

    “A teoria do apego examina o vínculo entre criança e cuidador como um motivador central do comportamento humano e uma cartilha para futuras relações interpessoais. As crianças pequenas se envolvem em um comportamento de busca de proximidade, aproximando-se dos cuidadores primários para se sentirem emocionalmente confortados, apoiados e seguros. Nessa capacidade, os cuidadores fornecem aos bebês uma 'base segura' para explorar o mundo”, observaram os pesquisadores. “O estilo de apego que uma criança desenvolve com o cuidador serve como um 'modelo de trabalho interno'..., uma coleção de estímulos neurológicos, biológicos, emocionais e sociais que se unem para gerar expectativas para relacionamentos futuros.”

    “O apego a Deus é sumariamente uma forma de medir as disposições das pessoas como disposições emocionais para com Deus. Então, se você sente que Deus é consistente e receptivo, geralmente chamamos isso de apego seguro a Deus. Se você sente que Deus está distante e você não pode realmente confiar nele, esse é um estilo de apego evitativo. E se você não tem certeza, isso é uma espécie de apego ansioso”, explicou Henderson.

    “O que descobrimos com a relação curvilínea foi que níveis mais altos de sofrimento psicológico foram previstos para pessoas que estavam no meio dessa medida de prevenção segura”.

    Relacionamento seguro

    No entanto, as pessoas que tinham um relacionamento mais seguro ou confiante com Deus experimentaram níveis muito mais baixos de estresse.

    Isso não é realmente o que seria esperado com base no apego anterior à pesquisa de Deus”, disse Henderson. “Os níveis mais altos de sofrimento psicológico eram pessoas que estavam meio no meio, e é aí que você obtém esse tipo de corcunda curvilínea.”

    Henderson acrescentou que, se as pessoas que não têm certeza sobre seu relacionamento com Deus tiverem acesso ao apoio de uma igreja saudável, isso poderá ajudar a aliviar um pouco de sua angústia.

    “Se as pessoas estão incertas ou estão passando por um pouco de crise pessoal em suas vidas, e se essa crise também tende a se misturar com sua visão sobre Deus, quanto mais eles estão fazendo isso isoladamente, mais eu acho que suas crenças vão levar à ansiedade”, disse ele. “Mas se eles puderem fazer isso em uma congregação saudável, provavelmente levará a uma maior estabilidade diante de momentos difíceis e estressantes em suas vidas.”

    O estudioso afirma ainda que as descobertas do estudo revelam a enorme complexidade da crença em Deus e seu impacto na saúde mental.

    “O que eu encontrei pela primeira vez olhando para a pesquisa foi que você tinha que acreditar que Deus era uma certa maneira [para isso] se correlacionar com uma boa saúde mental, que havia essa maneira de acreditar em Deus que era mais saudável do que outras”, afirmou Henderson. “E eu simplesmente não acho que estamos necessariamente vendo isso. Você pode acreditar em muitas coisas diferentes sobre Deus, e isso pode se correlacionar com uma boa saúde mental.”

    (*) Com informações do The Christian Post




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login