Seja bem-vindo
São Paulo, 19/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Principais dicas para melhorar de uma gripe mais rápido

    É possível ter alguns cuidados para acelerar a recuperação e ajudar a combater a gripe. Confira

    Fonte: Freepik
    Principais dicas para melhorar de uma gripe mais rápido

    A gripe vem acompanhada de sintomas como dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo, que podem ser muito desconfortáveis e interferir no dia a dia.  

    É possível ter alguns cuidados para acelerar a recuperação e ajudar a combater a gripe. A Doutora Clarisse Bezerra, médica de Saúde Familiar, deu algumas dicas no portal Tua Saúde. Confira as principais dicas para melhorar de uma gripe mais rápido:  


    1. Ficar de repouso 

    Ficar em repouso é essencial para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado, pois permite que o corpo use toda a sua energia para combater a doença. Fazer qualquer atividade física quando se está doente diminui as defesas do corpo, aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e retarda a cura. 


    2. Beber muitos líquidos 

    Os líquidos, especialmente a água, são ainda mais importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação. Além do mais, os líquidos, como sucos de fruta, chás, vitaminas e sopas, podem proporcionar os nutrientes necessários quando a pessoa não consegue comer. 


    3. Usar remédios apenas com orientação 

    Caso tenha muitos sintomas, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como Aspirina ou Ibuprofeno, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. Mas idealmente, estes medicamentos só devem ser usados com orientação de um médico. 


    4. Fazer gargarejos com água e sal 

    Os gargarejos com água e sal ajudam a diminuir o desconforto e inflamação da garganta que podem acontecer na gripe, além de serem eficazes na remoção de secreções ali presentes. 


    5. Aumentar a umidade 

    Aumentar a umidade do local em que se está, como no quarto ou em uma sala de estudo, por exemplo, ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Para isso, basta deixar um balde com água no cômodo. 


    6. Usar bolsa de água quente 

    Em alguns casos, pode haver também dor muscular, por isso, utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos ajuda a diminuir o desconforto muscular, pois ajuda a relaxar os músculos devido à vasodilatação que provoca. 


    7. Lavagem nasal com soro 

    Fazer lavagem nasal com soro ajuda na eliminação de secreção do nariz, que fica aumentada na gripe e resfriado, e reduz o desconforto na região, evitando dor de cabeça, a sensação de nariz entupido e o desenvolvimento de sinusite. 

     
     





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login