Seja bem-vindo
São Paulo, 20/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    7 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

    Conheça os alimentos que são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.


    7 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

    Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune. 


    Esses alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, ajudam reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo. 


    Assim, alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imune são: 


    1- MORANGO 

    O morango é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções. 

    Alguns estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas, sendo recomendado consumir entre 100 a 200 mg de vitamina C por dia, a fim de prevenir doenças. Outros alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo, o brócolis, a acerola, a laranja ou o kiwi.  


    2- BATATA DOCE 

    A batata-doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação. 


    3- SALMÃO 

    Por ser rico em ômega 3, o salmão favorece na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, em especial o sistema cardiovascular.  


    4- SEMENTE DE GIRASSOL 

    Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres.  

    Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune. 


    5- LINHAÇA 

    O consumo regular de linhaça, tanto na forma de semente ou óleo, promove o aumento das defesas do organismo, já que é um alimento rico em ômega 3 e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imune, exercendo função anti-inflamatória. 

    A linhaça pode ser utilizada na preparação de bolos, pães, vitaminas, sucos ou pode ser também acrescentado no iogurte ou nas saladas. 


    6- CÚRCUMA 

    A cúrcuma é uma raiz que possui um composto chamado curcumina, que atua como antioxidante, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres.  

    Essa raiz pode ser consumida em forma de pó para temperar os alimentos, no entanto também pode ser consumida em infusões ou até em cápsulas. 


    7- GENGIBRE 

    O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, assim como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. 


    Essa raiz pode ser utilizada em sua forma natural ou como pó para temperar os alimentos, além de também poder ser consumido na forma de chá ou em cápsula. 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login