Seja bem-vindo
São Paulo, 24/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Você conhece os benefícios do ômega 3?

    A melhor forma de obter é ter uma alimentação balanceada com o consumo regular de alguns alimentos específicos. Conheça

    Fonte: Freepik
    Você conhece os benefícios do ômega 3?

    O ômega 3 é um tipo de gordura boa que tem ação anti-inflamatória e que, por isso, pode ser utilizado para melhorar a memória e também a disposição, além de prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais e de controlar os níveis de colesterol e glicemia.  


    A principal fonte de ômega 3 na alimentação são encontradas nos peixes, como sardinha, atum, salmão, truta, tilápia, arenque, anchova, cavalinha e bacalhau. Além desses, esse nutriente também está presente nas sementes como chia e linhaça, castanhas, amêndoas e nozes. 


    Existem três tipos de ômega 3: o ácido docosahexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA). 


    A melhor forma de obter o nutriente no organismo é tendo uma alimentação balanceada com o consumo regular dos alimentos já citados. Agora, iremos conhecer diversos benefícios do ômega 3 para a saúde, conheça alguns deles: 


    • - Melhora o funcionamento cerebral 

    Nosso cérebro é constituído por 60% de gordura, especialmente ômega 3. Então, a deficiência dessa gordura pode estar associada a menor capacidade de aprendizado ou memória. Portanto, aumentar o consumo de ômega 3 pode ajudar a proteger as células cerebrais garantindo o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio. 


    • - Protege contra doenças cardiovasculares 

    O ômega 3 ajuda a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos, que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, o que promove um melhor funcionamento das artérias e ajuda a evitar infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e derrame cerebral. 

    Além disso, o ômega 3 ajuda a aumentar o colesterol bom, a controlar a pressão sanguínea e a reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.


    • - Ajuda a controlar a glicemia 

    Alguns estudos mostram que o ômega 3 pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue por melhorar a resistência do hormônio insulina, podendo ser um importante aliado no tratamento do diabetes tipo 2.  


    • - Melhora a qualidade da pele 

    O ômega 3, especialmente o DHA, é um componente das células da pele, responsável pela saúde da membrana celular mantendo a pele macia e hidratada. 

    Além disso, o ômega 3 ajuda a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento ou câncer de pele, já que possui efeito antioxidante. 

     

    Quando não é possível consumir alimentos ricos em ômega 3 com regularidade ou quando é diagnosticada a carência de ômega 3 em exame de sangue muito específico, solicitado pelo médico, pode ser indicado recorrer aos suplementos em cápsulas. Portanto, embora tenha benefícios para a saúde, o ômega 3 deve sempre ser usado com orientação de um médico ou nutricionista. 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login