Seja bem-vindo
São Paulo, 24/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Prejuízos para a saúde de quem não bebe água

    Beber água é essencial, para que o corpo humano consiga realizar de forma eficaz suas funções. Entenda a importância beber água diariamente.

    Fonte: Freepik
    Prejuízos para a saúde de quem não bebe água

    Embora muitas pessoas subestimam a importância da água, hoje ela será o nosso assunto. Então, encha seu copo com água e vamos lá! 


    Infelizmente, uma parte da população não dá a devida importância para as atividades essenciais que são desempenhadas pela água em nosso organismo. Alguns até acreditam que o fato de tomarem suco, refrigerantes ou outros líquidos substituem a água, mas não é bem assim. 


    Segundo a nutricionista Karina Aguiar, em um programa na Rádio Record, "a água representa cerca de 70% da composição do nosso corpo e está ligada ao bom funcionamento das funções básicas do nosso organismo. Tendo como principal função a hidratação". 


    A água auxilia no transporte de nutrientes pelo organismo, a regular a temperatura corporal e a eliminar, por meio da urina, as toxinas presentes no corpo. A água também ajuda na digestão e favorece o bom funcionamento do intestino. Além de ser uma forte aliada no processo de emagrecimento e contribui para deixar o melhor o aspecto da pele.  


    Algumas doenças estão ligadas diretamente a falta de água no organismo, por exemplo, quem tem o hábito de beber água garante o bom funcionamento dos rins, prevenindo problemas renais.  


    O consumo de água também ajuda a regular o funcionamento do intestino, uma pessoa que não ingere água da forma que deve aumenta o risco de intestino preso, dificuldade ou dor para evacuar. 


    É necessário estar atento aos indícios que o corpo dá, sinais como sensação de sede, tontura, dores de cabeça, urina escurecida, constipação, são uma forma do corpo avisar que algo não está indo bem.  

     

    Quantidade 

    "De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças devem consumir cerca de 1,5 litro de água por dia, mulheres adultas 2 litros e homens adultos 2,5 litros. Já os idosos, um pouco mais, entre 2,5 e 3 litros por dia", destacou a nutricionista.  

    A quantidade mínima que uma pessoa deve ingerir de água é de 35 ml e máxima 40 ml por quilo. E existe uma conta para calcular a quantidade que a pessoa precisa consumir no dia, é só fazer um cálculo bem simples: multiplicar 35 ml pelo peso. Exemplo uma pessoa com 50 quilos: 35 x 50 =1.750, ou seja 1 litro e 750 ml,  deve ser ingerido de água durante o dia por ela.  

     

    Dicas para beber água 

    Tenha sempre por perto uma garrafinha de água, sempre que olhar para ela vai lembrar de tomar e também ter um controle da quantidade que está ingerindo ao dia. 

    O ideal é tomar água pura, no entanto, algumas pessoas têm dificuldade pois alegam falta de sabor, então, coloque em uma jarra ou na sua garrafinha de água frutas como rodelas de limão, laranja ou até mesmo o morango. Isso vai deixar a água mais saborosa e melhorar a ingestão.  

    Nos dias mais frios, normalmente a sensação de sede diminuiu, e com isso pode gerar desidratação. Portanto, comer frutas que tenham uma grande porcentagem de água como melancia e melão são uma ideia para ajudar na hidratação, mas lembre-se que nada substitui a ingestão de água.  


    Essas opções só terão eficácia se a pessoa fizer a sua parte em pegar o copo e beber! 

      

    Com informações de Hospital Moriah e Ed. Abril 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login