Seja bem-vindo
São Paulo, 19/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Você sabe o que as suas unhas revelam sobre a saúde?

    Especialista mostra quais sinais merecem atenção e podem indicar doenças

    Fonte: Reprodução/Pexels
    Você sabe o que as suas unhas revelam sobre a saúde?

    O cuidado das unhas tanto para mulheres como para os homens, vai além da vaidade, está parte do corpo também pode refletir no estado de saúde do organismo. A dermatologista Adriana Vilarinho explica quais os sinais que precisam de atenção. 

    “Qualquer alteração pode não ser uma mera coincidência. Se as unhas não estão saudáveis, seja pela cor ou pela aparência, elas podem estar denunciando muito sobre como anda o organismo. Mesmo a unha sendo um tecido morto, a parte beneficiada pela boa alimentação é apenas a matriz, que recebe vitaminas e minerais para sua formação, por isso, é importante ter atenção”, explicou a dermatologista. 

    Por exemplo, se as unhas estiverem claras em excesso isto pode indicar falta de nutrientes ou problemas hormonais, ou ainda falta de proteínas e ferro, indicando uma possível anemia

    Outro fator que merece cuidado é quando as unhas ficam muito esbranquiçadas, pois isto pode ser um sinal de doenças renais, cirrose, diabetes, infecção fúngica, doenças como vitiligo e hanseníase

    O surgimento de coloração amarelada pode indicar doenças pulmonares ou pode ser reação de algum medicamento. Já ondulações na superfície da unha podem ter causas naturais como o envelhecimento, mas também podem ser reações a medicamentos fortes, como no caso de quimioterapia. 

    A dermatologista Adriana Vilarinho orienta cuidados simples para manter a saúde das unhas, como cortar sempre em formato quadrado para evitar encravamento, principalmente as unhas dos pés; não é aconselhável retirar toda a cutícula, pois ela é uma proteção contra fungos e bactérias; não usar alicate, lixas, palitos e tesouras de outras pessoas; enxugar bem as mãos para evitar o surgimento de micoses, usar luvas em limpezas domésticas; não roer as unhas e também incluir na alimentos ricos em proteínas na dieta.

    Se você apresenta alguns dos sinais acima, é importante ficar atento e procurar orientação médica. 

    Fonte: R7




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login