Seja bem-vindo
São Paulo, 28/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Aumentam os casos de miopia em crianças durante a pandemia

    Especialistas avaliam que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o distúrbio

    Fonte: Freepik
    Aumentam os casos de miopia em crianças durante a pandemia

    Um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontou uma progressão de miopia em crianças durante a pandemia. A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas e sete em cada dez identificaram esta problemática.

    Miopia é o distúrbio que causa visão embaçada, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 59 milhões de pessoas são míopes no Brasil. Em todo o mundo, o número chega a 2,6 bilhões.

    Entre os especialistas ouvidos pelo estudo, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar a miopia. E, 22% entenderam que esse fator pode influenciar apenas com o uso de tablets e celulares.

    Não é de hoje que o debate sobre os prejuízos do uso excessivo de telas vem à tona. Principalmente quando falamos da saúde física e mental de crianças e adolescentes. A exemplo do estudo que mostrou que crianças que têm mais de uma hora diária de acesso a telas desenvolvem problemas de comportamento e emocionais. 

    Orientação aos pais e responsáveis

    A saber, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que se evite a exposição de crianças menores de dois anos a telas.

    Para crianças entre dois e cinco anos, o limite deve ser de uma hora.

    Entre seis e 10 anos, o tempo não deve ser superior a duas horas.

    Vale ressaltar que o tempo de acesso aos dispositivos deve ser sempre supervisionado por pais, bem como educadores e responsáveis.

    Crianças e adolescentes podem e devem aprender habilidades e ferramentas de informática. Contudo, seja para fins educativos, ou até mesmo de entretenimento, o que deve prevalecer é o uso de telas com disciplina de tempo.

    Portanto, é muito importante que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos de perto e sejam uma frente unida em relação à criação deles.

    (*) Com informações site Universal.org.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login