Seja bem-vindo
São Paulo, 24/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Pessoas com estilo de vida fisicamente ativo respondem melhor à vacina contra a Covid-19

    Devemos ser conscientes e cuidar da saúde do corpo, bem como cuidamos da nossa fé. Entenda

    Fonte: Freepi-karlyukav
    Pessoas com estilo de vida fisicamente ativo respondem melhor à vacina contra a Covid-19

    Pessoas com estilo de vida fisicamente ativo respondem melhor à vacina contra a Covid-19. Esse resultado foi apontado por um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) realizado com 1095 indivíduos imunizados com a CoronaVac. Mas, se considera que o mesmo efeito seja aplicado a todas as vacinas, inclusive contra outras doenças.

    O benefício proporcionado pela atividade física foi observado, principalmente, entre aqueles que se mantinham ativos ao menos 150 minutos por semana — uma média de 30 minutos de exercícios diários. E que, por sua vez, também não apresentavam comportamento sedentário. Ou seja, não passavam mais de oito horas diárias sentados ou deitados.

    Vale ressaltar que esse “tempo ativo” se refere tanto àquele dedicado aos exercícios físicos (ginástica, musculação, por exemplo) quanto às atividades de lazer, como passear com o cachorro. Ou, ainda, às atividades domésticas (limpar a casa, cuidar do jardim) e aos deslocamentos de rotina (ir ao trabalho, à escola ou à igreja — a pé ou de bicicleta).

    É importante observar que a prática de uma atividade proporciona a liberação de uma série de substâncias que protegem o sistema imunológico. Assim, defendendo o organismo da entrada de patógenos como o novo coronavírus. 

    Corpo, templo do Espírito Santo

    Somos uma combinação de corpo, alma, espírito e mente. E, a Bíblia enfatiza que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19). Por isso, devemos ser conscientes e cuidar da saúde dele, bem como cuidamos da nossa fé.

    Durante o Encontro com Deus, no dia 15 de agosto último, o Bispo Renato Cardoso falou sobre como devemos aliar a fé com a inteligência e zelar também pela nossa saúde física.

    “Deus dá inteligência para você não maltratar o seu corpo (…) Deus nos deu um corpo para se mexer, para se mover. E, se você não sente, digamos, a ‘dor’, o ‘incômodo’, o ‘cansaço’ por ter exercitado, vai sentir a dor e o cansaço da doença (…) Não culpe a Deus pelas enfermidades que você trouxe sobre si mesmo. É claro que a fé pode resolver isso. Mas, é melhor você usar a inteligência para prevenir, do que depois ter que usar a fé para curar. Eu prefiro estar com saúde, do que precisar de cura. Então, use a inteligência; é a fé com a inteligência”, disse.

    Ele ainda reiterou: “Cuide do seu corpo e abandone as práticas que o ferem. Até porque, quem é de Deus, sabe que o nosso corpo é emprestado, é templo do Espírito Santo. Tenho que cuidar daquilo que é de Deus; Ele habita aqui”.

    (*) Com informações site Universal.org.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login