São Paulo, 20/04/2024

Você conhece o Memorial da Imigração Judaica?

O local é destinado a valorizar a contribuição dos judeus ao desenvolvimento do Brasil

Fonte: Reprodução do site oficial
    Você conhece o Memorial da Imigração Judaica?

Integrado ao circuito histórico cultural da Luz, na região central de São Paulo, à Rua da Graça, 160,  Bom Retiro, em São Paulo, o “Memorial da Imigração Judaica” é um museu que guarda um amplo e valioso acervo documental destinado a valorizar a contribuição dos judeus ao desenvolvimento do Brasil.

Mais de um século depois - após reinauguração em 23 de fevereiro de 2016 - o Memorial visa preservar a memória judaica e apresentar ao público a chegada dos judeus ao país desde o período colonial, durante a presença holandesa no Recife do século 17, no Império e nos demais períodos da história nacional, incluindo um andar inteiro destinado ao Holocausto.

"Atualmente, o bairro do Bom Retiro, berço das mais diferentes levas migratórias, passou a ser uma nova opção de roteiros histórico-culturais na cidade. Assim, o visitante encontrará no Memorial um espaço ímpar para honrar a memória daqueles imigrantes judeus engajados na construção do Brasil", descreve o site oficial.

Ações educativas fazem parte do projeto museológico do Memorial. Ele foi concebido para receber escolas e instituições através de visitas monitoradas. O visitante perceberá que ali, história, arte, religião e cultura se fundem dentro de um ambiente especial, totalmente voltado para o conhecimento e a reflexão.

Ainda de acordo com o site oficial, "o Memorial surpreende pelo tratamento humano, afetivo e pedagógico dado a seu acervo, graças à novíssima concepção museológica, que permite ao visitante vivenciar de modo intenso e abrangente os conteúdos expositivos. Os temas religiosos, históricos e culturais são apresentados de modo atrativo, tanto pela interatividade como pelos meios tecnológicos de representação que enriquecem nossa relação com os tópicos abordados. Assim, as narrativas se tornam fascinantes”, comenta o Curador-mor, Prof. Fábio Magalhães.

“Criamos o Memorial da Imigração Judaica para preencher uma lacuna existente na história de nosso povo. O Brasil sempre foi um país tolerante, que acolheu imigrantes de braços abertos, sejam italianos, portugueses, espanhóis, alemães ou japoneses. Todos eles possuíam centros próprios que retratavam seu percurso histórico desde o país de origem. Não tínhamos nada similar sobre a comunidade judaica no Brasil”, afirma Breno Krasilchik, Presidente do Conselho consultivo do Memorial.

Com diversos recursos multimídia, os espaços do Memorial podem ser divididos da seguinte forma:

ANDAR TÉRREO - É a entrada na qual o visitante encontrará todas as facilidades para poder locomover-se, seja utilizando escadas ou elevador panorâmico.

PRIMEIRO ANDAR - Neste andar fica a recepção e é possível visitar a sinagoga.

SEGUNDO ANDAR - Aqui poderão ser apreciados os objetos trazidos pelos imigrantes judeus. Eles retratam o “ciclo de vida judaica” e os ritos de passagem do Judaísmo (nascimento, maioridade adulta, casamento e sepultamento); tradições e culinária por regiões.

Ainda neste 2º andar, encontraremos uma galeria com fotografias das famílias de imigrantes judeus. Através de uma tela interativa, o visitante poderá obter informações sobre seus antepassados e/ou conhecidos. A gastronomia judaica não poderia faltar no Memorial, entendendo-se a comida como um momento de nutrição espiritual, repleta de simbolismos.

TERCEIRO ANDAR - Neste andar foram recriados momentos do Holocausto, a maior catástrofe do povo judeu, acontecida entre 1933 e 1945.

SUBSOLO - Este pavimento com painéis tecnológicos e mapas interativos, possui também uma “galeria de personalidades judaicas” que contribuíram, consideravelmente, para o avanço e o desenvolvimento do Brasil. Numa outra mesa interativa é projetado um mapa do Bom Retiro com as instituições e organizações judaicas que atuavam nesta região.

Vale lembrar que este importante Museu também é um dos locais visitados pelos participantes do curso "Mergulhando Nos Caminhos da Fé", realizado pela Unigrejas, que você pode conhecer e obter mais informações, clicando aqui.