São Paulo, 19/04/2024

SP: Consulado de Israel doa quimonos para crianças do Projeto Ajudô

Ação em comemoração às Olimpíadas de Tóquio também ofereceu medalhas de chocolate aos judocas-mirins

Fonte: Cedidas
    SP: Consulado de Israel doa quimonos para crianças do Projeto Ajudô

Para celebrar o início das Olimpíadas de Tóquio, o Consulado Geral de Israel em São Paulo fez uma doação de quimonos para crianças do Projeto Ajudô, que oferece aulas de judô gratuitas a crianças em situação de vulnerabilidade em São Paulo.  A cerimônia de doação dos quimonos aconteceu nesta quarta-feira (21), e contou com a presença do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Thiago Milhim, do Vice-Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Aviel Avraham, do diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo e medalhista olímpico Tiago Camilo e do Sensei e medalhista olímpico Chiaki Ishii.

O sensei Chiaki Ishii, japonês naturalizado brasileiro, foi o primeiro judoca a ganhar uma medalha pelo Brasil, em 1972, nas Olimpíadas de Munique – inesquecível ano em que a equipe israelense sofreu o trágico atentado terrorista. Para o Vice-Cônsul Geral Aviel Avraham, é preciso relembrar este momento para que ele não se repita. “Ainda assim, os jogos são a celebração da união e da humanidade. E a presença do Sensei Chiaki nos traz uma conexão entre o passado e o futuro que essas talentosas crianças têm pela frente e que o Projeto Ajudô está ajudando a construir”, afirmou o diplomata, que também presenteou as crianças que foram representar os alunos do projeto com medalhas de chocolate após uma breve apresentação de judô.

“A doação veio em ótimo momento, pois após mais de um ano de pandemia e aulas à distância, nossas crianças cresceram e perderam seus quimonos. Em breve, retornaremos às aulas presenciais e os alunos vão adorar o presente. Nosso intuito é formar cidadãos dentro e fora do tatame, e o Consulado está contribuindo para isso”, declarou a Coordenadora do Projeto Ajudô, Egle Zeraik de Rezende.

Segundo o Secretário de Esporte e Lazer Thiago Milhim, que se referiu à cerimônia da entrega dos quimonos como marco das celebrações de Olimpíadas da cidade, “a visita dos medalhistas e a doação de quimonos pelo Consulado certamente inspirarão as crianças a desenvolverem seu talento", concluiu o Secretário.

Sobre o Consulado Geral de Israel em São Paulo - O Consulado Geral de Israel em São Paulo se dedica a promover as relações diplomáticas, culturais e sociais entre o Estado de Israel e São Paulo e os estados do sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por meio de seus departamentos de cultura, imprensa e política, o Consulado desenvolve atividades para apresentar Israel ao público brasileiro e proporcionar este intercâmbio cultural. Além disso, engloba uma das maiores missões econômicas de Israel no mundo e uma equipe do Ministério do Turismo, também dedicados a criar pontes entre os dois países.

(*) Texto de Camila Gomes