São Paulo, 28/03/2024

Crer em Deus

Ter fé é a única ponte que nos conecta a Deus

Fonte: Blog Bispo Macedo
    Crer em Deus Blog Bispo Macedo

Estamos vivendo épocas muito difíceis, em que muitas pessoas perderam tudo. Perderam saúde, família, emprego, negócio, casa… Há pessoas que nunca passaram pelo que estão passando neste momento de pandemia, e muitos estão desanimando da fé diante de tantos problemas, tantas perdas e até desistindo da própria vida.

É fácil crer em Deus quando tudo vai bem, quando não há problemas, mas são nos momentos difíceis da vida que mais necessitamos usar a fé para que possamos superá-los e vencê-los. Nunca podemos perder a fé, porque a fé é a única ponte que nos conecta a Deus. Se essa ponte for quebrada, nós perdemos a nossa conexão com Deus, ou seja, perderemos tudo, inclusive a própria Salvação.

Em 1 Samuel 30, nós encontramos o relato de quando Davi regressou com os seus homens a Ziclague, e encontrou a cidade saqueada e queimada pelos amalequitas, que haviam levado cativos as mulheres, os filhos, as filhas e tudo o que tinham. Eles perderam tudo e, naturalmente, diante daquela situação, se sentiram muito angustiados, ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar, porque a alma de todo o povo estava em amargura, mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.

É natural que o ser humano chore diante de determinadas perdas que sofre na vida, e essa é a situação de muita gente que perdeu tudo com essa pandemia. Mas não é normal viver o resto da vida chorando, frustrado, deprimido pelos problemas. É preciso tomar uma atitude de fé para mudar a situação, caso contrário, a vida não vai mudar nunca.

Davi também chorou, mas ele reagiu, se fortaleceu em Deus e consultou ao Senhor. De nada adianta a pessoa crer em Deus, se ela não toma atitudes na sua vida e se deixa abater pelos problemas.

Pois, nas horas mais difíceis da vida é que mais precisamos colocar nossa fé em ação, para que possamos reverter a situação, e foi exatamente isso que Davi fez. Ele não foi apenas um homem de fé, mas era um homem de atitudes, e isso o fez um grande líder.

Muitas pessoas nas horas difíceis da vida fazem exatamente o contrário, acabam abandonando a fé, se deixam abater pelos problemas, desistem da batalha e jogam a toalha. Mas agindo assim, nunca poderão se levantar na vida. É por isso que vemos muitos crentes caídos, muitos desigrejados, que se revoltam contra Deus, quando deveriam se revoltar contra o diabo. Em vez de se fortalecer em Deus e consultar ao Senhor, muitos vão consultar bruxos, videntes, horóscopos, profetas.

Contudo, temos de nos fortalecer na Palavra de Deus, tomar atitudes de fé e consultar unicamente ao Senhor, porque Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Salmo 46.1).

Davi não se deu por vencido. Movido pela sua fé, ele reuniu os seus homens e foi à luta. Chegando ao acampamento dos amalequitas:

“E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram. Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer. Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi.” 1 Samuel 30.17-20

Podemos verificar que a maneira que Davi reagiu diante do problema mudou toda aquela situação. Ele não apenas recuperou o que havia perdido como também conquistou um grande despojo, e não faltou coisa alguma, nem pequena nem grande que ele não haja recuperado. Assim será também com todos aqueles que, diante de todas as suas perdas e problemas, se fortalecerem em Deus e colocarem a fé em ação. Não haverá coisa pequena nem grande, tudo o que se perdeu será recuperado, em Nome do Senhor Jesus.

Bispo, eu me lembro de quantos momentos difíceis a igreja passou e a maneira que o senhor reagiu diante daqueles problemas que foram muito grandes. Tantas perdas tivemos naqueles momentos, muita gente estava desanimada da fé e o senhor, por telefone, entrou na rádio e começou a passar fé para o povo, para todos nós. Foi uma luta muito grande, mas Deus nos deu a vitória sobre os nossos inimigos e nos deu muito mais. As decisões que tomamos diante dos problemas hoje é que vão definir o nosso futuro. Não basta crer em Deus, ter uma grande fé, se não tomamos atitudes.

Bispo Paulo Roberto Guimarães