São Paulo, 29/03/2024

O que você tem feito com as pedras que encontra no caminho?

Antes de se alcançar o sucesso ou fazer uma grande descoberta, existiram muitos fracassos

Fonte: Wirestock
    O que você tem feito com as pedras que encontra no caminho?

Há uma história de um rei,  que uma vez, para fazer uma prova com o seu povo, colocou uma enorme pedra no meio de uma estrada do seu reino e ficou escondido a uma pequena distância, observando o que aqueles viajantes fariam quando encontrassem a pedra no meio da estrada.

Ele observou que muitos homens, comerciantes, homens ricos, homens de posse do seu reino, quando chegavam até a pedra davam a volta pela pedra e continuavam pela estrada. Outros quando encontrava a pedra no meio do caminho começavam a xingar e amaldiçoar o rei, dizendo: ‘esse rei só se preocupa com o palácio dele. Olha o reinado dele como está? As estradas estão em péssimo estado’, e davam a volta na rocha e continuavam o caminho.

Até que chegou um camponês, um homem simples,  quando carregando a sua carroça com vegetais e frutos que havia colhido do seu campo, precisando passar por ali. Ele, em vez de dar a volta como todos fizeram, ele encostou sua carroça na beira da estrada e, com muito esforço, começou alavancar com um tronco de árvore aquela rocha e, com muito sacrifício, conseguiu movê-la do meio da estrada. Depois, a deixou de lado, à beira da estrada, liberando o caminho –  não só para ele – como para todos os viajantes.

Para sua surpresa, quando ele voltou do meio da estrada para pegar a sua carroça, encontrou em cima dela um saco de ouro e uma nota do rei dizendo: “esse ouro foi reservado para quem removesse a rocha”.

Obstáculos são oportunidades

Foi com essa história que o Bispo Renato Cardoso deu início ao programa Inteligência e Fé, desta segunda-feira, 14 de dezembro.

Segundo ele, ela ilustra como, muitas vezes, problemas e obstáculos escondem oportunidades. Mas, lamentavelmente, a maioria das pessoas não consegue enxergá-las. Em vez disso, reagem com reclamações, murmurações, blasfêmias e xingamentos. E, consequentemente, perdem a oportunidade por trás daquele problema.

“Se você olhar cuidadosamente a sua história de vida, desde a infância até hoje, e se lembrar de obstáculos, momentos difíceis, que você passou, e o que hoje eles significam para você, o que eles lhe proporcionaram, vai perceber que muitos dos piores problemas que você teve, se tornaram em oportunidades, lhe fizeram mais forte, uma pessoa mais capaz, mais habilitada, mais experimentada, e hoje você é quem você é por causa desses obstáculos”, destaca o Bispo Renato.

Mas, infelizmente as pessoas não costumam olhar obstáculos e fracassos como oportunidades.  Contudo no mundo empresarial, no mundo da ciência, antes de se alcançar o sucesso ou fazer uma grande descoberta, existiram muitos fracassos. Ele cita como exemplo a vacina contra a COVID-19.

Princípio da fé

“Antes de chegar na descoberta da vacina, muitos testes foram feitos, e testes que fracassaram. Deve ter tido muito prejuízo com as primeiras versões da vacina e ainda estão testando. Mas a cada fracasso eles vão aprimorando, consertando, então, não é um fracasso. Se no final eles acertarem, foi um sucesso, ninguém vai ficar pensando no fracasso da vacina, quantos fracassos houve antes da versão final, todo mundo vai dizer: ‘a vacina está pronta! ’”, disse.

O Bispo destaca que assim também em relação à fé. E afirma que a partir do momento que você aprender esse princípio da fé, não vai mais olhar os seus problemas como razão para ficar triste, reclamar, blasfemar, xingar as pessoas, a Deus, amaldiçoar a sua vida.  Mas vai abraçar as suas dificuldades e exercitar os músculos da sua fé para vencê-las.

“Todo mundo quer ser herói, todo mundo quer ser vitorioso, mas quando se fala em grandes lutas as pessoas não querem. Isso não faz sentido algum”, observa o Bispo.

Então, qual o obstáculo você está enfrentando agora? Você consegue enxergar as oportunidades que estão por trás dele? Reflita.

Lembre-se do que o apóstolo Paulo disse, inspirado pelo Espírito Santo:

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ” Romanos 8:28