São Paulo, 19/04/2024

A importância dos pais serem exemplos para os filhos

A capacidade única de pastorear espiritualmente a família

Fonte: Wirestock
    A importância dos pais serem exemplos para os filhos

Uma pesquisa feita por demógrafos suíços compara famílias nas quais um dos pais, ambos ou nenhum dos dois frequentava a igreja regularmente. Em lares onde apenas a mãe ia aos cultos todas as semanas, apenas 2 a 3 por cento das crianças cresciam fazendo o mesmo. Em lares onde o pai e a mãe frequentavam, esse número saltou para 33% dos filhos, com mais 41% indo à igreja de forma irregular. Apenas um quarto das crianças cujos pais e mães fizeram da igreja uma prioridade abandonaram completamente a fé. A informação foi divulgada pelo jornal cristão Touchstone.

O livro  “Famílias e fé: como a religião é transmitida ao longo das gerações”, do  professor de pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia Vern Bengtson também demonstra a importância dos pais serem exemplos para os filhos no que diz respeito à frequência à igreja.

Bengtson relata que 56 por cento das crianças que têm um relacionamento próximo com seus pais compartilham seu nível de compromisso religioso, enquanto apenas 36 por cento das crianças com um relacionamento mais fraco com o pai podem dizer a mesma coisa. "Em outras palavras, a proximidade entre pais e filhos pode fazer uma diferença de 20 pontos na seriedade de sua fé", destaca John Stonestreet, Diretor de Parcerias Estratégicas do Centro Chuck Colson para a Visão Cristã do Mundo.

John ainda completa que a mensagem que devemos tirar de tudo isso é que "se queremos nossos filhos na igreja, devemos dar o exemplo. Mesmo nesta era igualitária, os pais têm a capacidade única de pastorear espiritualmente a família, e nossos filhos muito provavelmente irão aonde nós formos - e continuarão indo pelo resto da vida".

Quando se menciona pais, diz respeito também às mães. Pois, a própria Bíblia relata que Timóteo foi criado na fé por sua mãe e avó.

"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." 2 Timóteo 1:5

Portanto, é preciso que os pais estejam sempre vivendo na fé e conduzindo seus filhos a Cristo, a fim de que eles sigam pelo mesmo caminho. Pois, é isso que a Bíblia ensina:

"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." Provérbios 22:6