São Paulo, 25/04/2024

Carta de pastor que pregava a bordo do Titanic será leiloada

Ele foi considerado um herói

Fonte: Fotos: Henry Aldridge and Son e Divulgação
    Carta de pastor que pregava a bordo do Titanic será leiloada

No próximo dia 14 de novembro, uma carta escrita à mão há mais de 100 anos pelo pastor John Harper será leiloada por 38 mil dólares, o equivalente a mais de 200 mil reais. Isso porque ele foi considerado "um herói" a bordo do Titanic, que afundou após atingir um iceberg e mais de 1.500 pessoas morrerem na época.

A carta - explica a reportagem especial do Daily Mail - foi escrita em papel timbrado do Titanic,  datada de 11 de abril de 1912, três dias antes do naufrágio do navio, e enviada de Queenstown, Irlanda, ao irmão Young, pastor da Igreja Batista Paisley Road, em Glasgow, onde Harper agradecia a ele por sua ajuda antes da partida no Titanic.

John era pastor da Igreja Batista Walworth Road, em Londres, e estava viajando com sua família para pregar na Igreja Moody em Chicago.

Depois que a irmã e a filha de Harper foram colocadas em botes salva-vidas, ele se ofereceu para ficar a bordo e deu seu colete salva-vidas para outro passageiro escapar do naufrágio.

Mesmo diante do caos dentro do Titanic, Harper - de 39 anos  - não deixou de ministrar a Palavra de Deus àquelas pessoas, ou seja, enquanto o navio afundava, ele continuou ali firme, até se afogar - dizem relatos contemporâneos.

Obviamente, que todos sabemos que vamos morrer um dia, mas enquanto há vida, também há chance de Salvação. Certamente, deve ter sido esse o pensamento do pastor John, pois o que mais importava naquele momento, senão levar o maior número de pessoas a aceitarem Jesus?

Tanto é real que em uma reunião de sobreviventes, quatro anos após o desastre, um homem alegou que foi resgatado por um barco salva-vidas depois de ser salvo por Harper no meio do Atlântico gelado: ‘Eu sou o último convertido de John Harper’, disse a testemunha não identificada.

(*) Com informações do Daily Mail