Seja bem-vindo
São Paulo, 19/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    A fé contribui para uma boa noite de sono

    Foi o que comprovou um estudo publicado no Journal for the Scientific Study of Religion. Saiba mais detalhes

    Fonte: Foto: Freepik
    A fé contribui para uma boa noite de sono

    Os pesquisadores descobriram que aqueles que acreditam na salvação e sentem que têm um relacionamento inabalável com Deus tendem a dormir mais, adormecer mais rápido e se sentir mais descansado pela manhã, de acordo com Terrence D. Hill, professor associado da Escola de Sociologia da Universidade do Arizona.

    Hill, um co-autor do estudo “Qualidade do sono e o papel de amortecimento do estresse do envolvimento religioso: uma análise de moderação mediada”, disse que as descobertas não são surpreendentes para ele.

    “Se você acredita que um Poder Superior está lá fora cuidando de você, então, o que você está passando agora é temporário”, disse ele. “Essas experiências mundanas são temporárias.”

    Essas crenças, explicou ele, ajudam a sentir menos estresse, dando uma sensação de esperança e reduzindo a tristeza e, portanto, dormindo melhor.

    “Faz sentido intuitivo”, disse o co-autor Reed T. Deangelis, estudante de pós-graduação em sociologia na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

    “As pessoas que acreditam que estão seguras para Deus e irão para o céu quando morrerem, têm essa certeza dentro de si”, acrescentou.

    O principal autor do estudo é Christopher G. Ellison, professor de sociologia da Universidade do Texas em San Antonio.

    A pesquisa deles, explicou Hill, “também mostra que a religião pode promover indiretamente o sono, protegendo contra outros fatores de risco - neste caso, o estresse”.

    De acordo com a National Sleep Foundation, as pessoas tendem a ficar muito estressadas para dormir quando não conseguem desligar suas mentes e, em vez disso, revivem suas preocupações ou frustrações.

    A religião pode ajudar com essas tensões, reunindo pessoas que compartilham crenças comuns regularmente, o que cria solidariedade e um senso comum de propósito. Os membros da igreja também tendem a prestar assistência uns aos outros e promover práticas positivas de enfrentamento, de acordo com o novo estudo.

    O estudo também descobriu, no entanto, que não é necessário uma comunidade religiosa para reduzir o estresse. A leitura frequente das Escrituras e a oração, também podem reduzir o estresse e facilitar um sono profundo, desde que o indivíduo se sinta seguro no apego a Deus.

    “Os crentes podem ser incapazes de compreender por que o infortúnio se abateu sobre eles, mas eles podem, no entanto, dormir melhor à noite sabendo que o universo está sob o olhar atento de uma Divindade que, no final do dia, permanece profundamente preocupada com o bem-estar do mundo e seus habitantes ”, conclui o estudo.

    Até agora, dizem os autores do estudo, tem havido muito pouca pesquisa sobre a correlação entre religiosidade e sono.

    Em um artigo publicado no ano passado no Journal of the National Sleep Foundation, eles escreveram que nas últimas três décadas, vários estudos mostraram que o envolvimento religioso está associado à melhoria da saúde, incluindo comportamentos saudáveis, saúde mental, funcionamento biológico, saúde física e menor risco de mortalidade.

    “Em contraste com esses trabalhos, os pesquisadores praticamente ignoraram possíveis ligações entre o envolvimento religioso e o sono”, escreveram eles.

    Os dados transversais para o estudo vieram de uma Pesquisa de Religião Baylor de 2017 com 1.410 pessoas que foram questionadas sobre eventos estressantes recentes, qualidade do sono e envolvimento religioso e cognições religiosas.

    (*) Com informações Christian News Journal (CNJ)




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login