Seja bem-vindo
São Paulo, 24/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Dicas de leitura para compreender a Bíblia

    Há alguns pontos que podem lhe ajudar durante a leitura das Escrituras

    Fonte: Wirestock
    Dicas de leitura para compreender a Bíblia

    Uma pesquisa publicada pela LifeWay Research mostrou que 57% das pessoas que frequentam igrejas, nos Estados Unidos, acham difícil compreender a Bíblia quando a leem sem o auxílio de um Pastor.

    O levantamento ainda mostrou que 82% dos entrevistados acreditam que os Textos da Bíblia podem ter significados diferentes entre os leitores. Este dado pode representar que um grande grupo de pessoas ainda não compreendeu a mensagem central da Bíblia e assim, portanto, cada indivíduo tem tido uma opinião diferente sobre o que está escrito.

    Um representante do estudo explicou que ficou surpreso ao perceber que parte dos cristãos priorizam as suas próprias opiniões em vez de se basearem na própria Palavra de Deus quando o tema é a fé. Ele ressaltou que a Bíblia é atemporal e uma fonte imutável.

    É importante compreender que toda a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo e aponta para a figura do Senhor Jesus e a missão que Ele veio realizar aqui na Terra. Esta é a mensagem do evangelho em sua raiz.

    Por isso, não devemos ler a Bíblia como se fosse um livro comum. Contudo, há alguns pontos que podem lhe ajudar durante a leitura das Escrituras. Confira:

    1) Leia com calma

    É importante meditar sem pressa no que está escrito. Pois, a leitura rápida faz com que a pessoa não perceba os detalhes dos versículos. Por isso, respeite a pontuação, que é uma pausa para separar as ideias de maneira coerente. Identifique quem é a pessoa que está falando: É Deus? É um apóstolo? É um personagem de uma narrativa ou parábola? Para quem esta mensagem está sendo dirigida?

    2) Contexto da passagem bíblica

    A Palavra de Deus não se prende ao tempo e serve para qualquer época. Porém, cada passagem do Texto Sagrado foi escrita dentro de um período, uma cultura. Por isso, procure identificar também qual é o contexto da passagem que você está lendo. Quais são as circunstâncias do autor naquele momento? Em que lugar ele estava quando escreveu aquilo? Como era a cultura daquele momento?

    3) Leia todos os dias

    É recomendável que você separe um horário pela manhã para falar com Deus e ler a Bíblia. Se a primeira voz que você ouve no seu dia é a do Altíssimo, algo de especial acontece em seu interior. Porque, Ele próprio promete que a Sua Palavra não voltará vazia (Isaías 55:11).




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login