Seja bem-vindo
São Paulo, 18/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Marcelo Crivella enviou seis médicos da rede municipal para o Líbano

    Com missão de ajudar os milhares de feridos da explosão da semana passada no país

    Fonte: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio
    Marcelo Crivella enviou seis médicos da rede municipal para o Líbano

    O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, se reuniu nesta segunda-feira, 10/08, com os seis médicos da rede municipal de saúde que viajarão à noite para o Líbano, em missão humanitária de ajuda aos milhares de feridos da explosão de semana passada em Beirute, capital daquele país. O acidente deixou também mais de uma centena de mortos.

    Os profissionais – cinco do Hospital Miguel Couto e um do Souza Aguiar – são especialistas no atendimento a pacientes vítimas de traumas e queimaduras. No grupo há três cirurgiões gerais, uma neurocirurgiã, um cirurgião plástico e uma clínica geral. A Prefeitura do Rio também está enviando medicamentos a Beirute.

    – São médicos de grande experiência, que vão representar o espírito solidário do povo carioca. Parabenizo muito esses profissionais que vão prestar socorro a vítimas daquele trágico acidente no Líbano – disse Crivella, em solenidade no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura, com a presença do cônsul geral do Líbano, Alejandro Bitar.

    Todos os médicos da comitiva da Prefeitura testaram negativo para Covid-19. Os profissionais atuarão na linha de frente da tragédia libanesa, utilizando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que estão levando na viagem e seguindo os protocolos sanitários de prevenção, tanto em relação ao novo coronavírus quanto a outros tipos possíveis de contaminação .

    Embarque à noite e parte da viagem com apoio da Latam

    A comitiva de ajuda humanitária da Prefeitura do Rio embarca às 21h desta segunda, 10/08, no Aeroporto Santos Dumont, com destino a Guarulhos (São Paulo). À meia-noite, o grupo viaja para Frankfurt, na Alemanha. O trecho até Frankfurt foi doado pela LATAM Airlines, empresa aérea que já tinha colaborado com o transporte de insumos médicos comprados pela Prefeitura no exterior para combate à pandemia da Covid-19). Em seguida, os médicos seguirão até Beirute.

    – Temos treinamento não só em neurocirurgia mas também em gestão e, por conta do atendimento de emergência, estamos acostumados a lidar com catástrofes, e prontos para a missão – disse a neurocirurgiã Gianne Leite Lucchesi, do Miguel Couto.

    – Mais que colegas, somos uma grande família, e temos muito amor pelo que fazemos. É isso que vamos levar ao Líbano para acolher aqueles que estão com dores, seja na alma ou no corpo – acrescentou Gilse Siqueira Prates, clínica geral, também do Miguel Couto.

    Rio e Beirute, cidades irmãs

    Rio de Janeiro e Beirute são cidades irmãs desde 2018, quando o prefeito Crivella assinou acordo com a capital libanesa. O Rio possui a segunda maior colônia de libaneses do Brasil. Em solidariedade ao povo do Líbano, devido ao acidente de semana passada, Crivella decretou, em 05/08, dia seguinte à tragédia, luto oficial de três dias e se comprometeu a enviar ajuda humanitária.

    Conheça os seis profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que compõem a comitiva de ajuda humanitária:

    • Dr. Leonardo Corrêa de Oliveira Rodrigues, Cirurgião Geral e de Trauma do Hospital Municipal Miguel Couto;

    • Dr. Washington Sergio Gonçalves Milezi, Cirurgião Geral e Torácico do Miguel Couto;

    • Drª. Gianne Leite Lucchesi, Neurocirurgiã do Miguel Couto;

    • Dr. João Ricardo Ribas Jr, Cirurgião Geral do Miguel Couto;

    • Dr. André Luis Fernandes Baima, Cirurgião Plástico do Hospital Municipal Souza Aguiar;

    • Drª Gilse Siqueira Prates, Clínica Geral do Hospital Miguel Couto.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login