Seja bem-vindo
São Paulo, 26/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Filisteus: estudo de DNA propõe responder de onde surgiram

    Eles foram inimigos de Israel por muitos anos, até serem exterminados

    Fonte: Reprodução digashkelon.com
    Filisteus: estudo de DNA propõe responder de onde surgiram

    Os filisteus, que eram inimigos dos israelitas, vieram do sul da Europa. Foi o que apontou uma pesquisa de DNA realizada em ossos antigos da cidade de Ascalão, ao norte da Faixa de Gaza.

    O estudo foi publicado na revista Science Advances. E o título é: “Antigo DNA lança luz sobre as origens genéticas dos primeiros filisteus da Idade do Ferro”.

    Por fim, a conclusão foi que a chegada dos filisteus em Ascalão, no século 12 antes de Cristo (a.C.), coincidiu com a presença do material genético europeu na população local.

    Parte do material estudado veio de um grande cemitério filisteu, localizado no Parque Nacional de Ascalão.

    “Com este estudo, finalmente temos evidências diretas que se ajustam e se baseiam na hipótese de origens filisteias do Mediterrâneo ocidental”, disse Daniel Master, diretor da Expedição Leon Levy para Ascalão e chefe do time de arqueólogos, em entrevista ao The Times of Israel.

    Certamente, os filisteus fugiram do sul da Europa por causa de conflitos, apontou o pesquisador. Desse modo, a ideia também corresponde com trabalhos de egiptólogos do século 19 depois de Cristo (d.C.), que caracterizavam os filisteus como um povo marítimo. Segundo Master, os estilos das cerâmicas e das joias apontam para a região do mar Egeu.

    Quem foram os filisteus?

    Quando observamos a história dos filisteus, vemos o triste fim de um povo que se rebelou contra Deus.

    Embora o Altíssimo seja amoroso, Ele também é juiz. E dolorosa situação é a condenação de Seu martelo (Hebreus 12:28-29).

    É por isso que a Bíblia alerta: “Dizei a Deus: Quão tremendo és Tu nas Tuas obras! Pela grandeza do Teu poder se submeterão a Ti os Teus inimigos.” Salmos 66:3

    Foi o que aconteceu com os filisteus. Antes dos israelitas chegarem a Canaã, os filisteus eram poderosos na região. Porque dominavam a fabricação de armas de ferro (1 Samuel 13:19-20).

    Entretanto, os filisteus eram abomináveis aos olhos do Santíssimo. Porque, adoravam um falso deus chamado Dagom (1 Samuel 5) e guerreavam contra os israelitas.

    Sabe-se que eles viviam em cinco cidades, cada qual com o seu próprio rei. Eram elas: Asdode, Ascalom, Gate, Gaza e Ecrom.

    Todavia, tempos mais tarde, o império babilônico, liderado pelo rei Nabucodonosor, destruiu os filisteus. E esse povo foi extinto da Terra.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login