Apóstolo Estevam Hernandes

De ajudante de açougueiro a fundador de uma das mais atuantes igrejas evangélicas do Brasil. Conheça a sua história

01/05/2019 - 13:10 hs
Foto: Reprodução do Facebook

Aos 10 anos de idade, na década de 1960, o paulistano Estevam Hernandes Filho começou a trabalhar num açougue para ajudar no sustento de sua família, que morava no bairro do Cambuci, em São Paulo. O filho caçula de Estevam e Ifigênia ainda não fazia ideia dos caminhos que sua vida tomaria.

E assim seguiu da infância para a adolescência. “Ele não me dava problemas, não tinha vícios, a não ser trabalhar e estudar”, conta dona Ifigênia, revelando que o filho era também muito atuante na igreja católica que frequentava, até ter sido levado por uma das avós para participar de cultos na Assembleia de Deus. Foi o primeiro passo para, aos 14 anos, começar a questionar algumas crenças tradicionais e tornar-se evangélico.

Mais tarde, Estevam continuou a estudar enquanto servia ao Exército. Já adulto, começou como vendedor em uma multinacional do ramo das fotocopiadoras, onde, com o tempo, foi alçado à função de gerente geral de marketing. Mesmo bastante ocupado pelo trabalho e envolvido nos cuidados com a família que formara com sua esposa Sonia Hernandes, continuava em seu caminho de crescimento espiritual.

Sua competência profissional chamou a atenção de um especialista e ele recebeu uma proposta então irrecusável: ser o diretor de marketing de uma grande empresa de tecnologia, com uma importante posição e um salário invejável. Entretanto, essa não foi a única mudança que estava acontecendo em sua vida naquela época. 

Na década de 80, atendendo a um chamado divino para cumprir a Grande Comissão de forma mais abrangente e combater a religiosidade que via imperar no Brasil, começou a receber pessoas na sua própria casa para pregar a Palavra, até que fundou com sua esposa a Igreja Apostólica Renascer em Cristo. 

A Renascer crescia e, com ela, a responsabilidade do casal Hernandes em cumprir a missão dada por Deus. Estevam fez o que na época pareceu loucura aos olhos de muitos: aquele grande executivo com mais de 20 anos de sucesso, famoso em sua área e sempre na mídia quando o assunto era administração e negócios, deixou a carreira secular e dedicou-se exclusivamente ao trabalho da Obra de Deus. 

A igreja que começou com essa ousada atitude do casal fundamentou o trabalho da Renascer no livro de Neemias: restituir e restaurar a vida das pessoas. 

Com um sólido casamento de 41 anos, o Apóstolo estendeu o trabalho da Renascer para muito além das paredes de templos. Foi ele que introduziu e divulgou a música gospel no Brasil ainda nos anos 80, e começou a fazer uso de outras manifestações artísticas e culturais como instrumento para levar a Salvação ao público: teatro, dança, literatura e várias outras, incorporadas no dia a dia da igreja. 

Inaugurou a Rede Gospel FM, é um dos compositores do grupo Renascer Praise, já lançou dezenas de livros de sua autoria, além de ser conferencista e presidente da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas Global (CIEAG). Foi ele quem trouxe para o Brasil em 1993 a hoje já consagrada Marcha para Jesus.

 Ao longo de sua trajetória, Estevam e Sonia sempre transformaram suas lutas em frutos para o Reino de Deus. Mesmo após o Senhor ter recolhido seu filho mais velho, o Bispo Felippe Daniel Hernandes – conhecido como Bispo Tid, o casal não parou de trabalhar para que pessoas fossem abençoadas e salvas.  

Recentemente, foi inaugurado o Centro Assistencial Bispo Tid Hernandes, localizado na favela do Heliópolis (São Paulo), que atende diariamente cerca de 300 crianças. 

Sem dúvidas, o Apóstolo Estevam possui uma vida incansável a serviço do Senhor Jesus Cristo, sendo um formador de novos Heróis da Fé.