• São Paulo, 09/05/2025
    • A +
    • A -

    Uma mistura perigosa: fé x emoção

    Essa combinação faz com que a pessoa aja de maneira irracional e, lentamente, prejudica o nosso relacionamento com Deus. Saiba mais

    Shutterstock
    Uma mistura perigosa: fé x emoção


    Todos sabemos que há certos medicamentos que não podem ser misturados entre si. Ou ainda, alguns alimentos que se combinados, podem causar um desconforto intestinal. Há algumas substâncias químicas que nem devem ser expostas em um mesmo ambiente, pois sua fusão pode ser altamente perigosa. Se usados, consumidos ou expostos separadamente, nenhum desses agentes causa nenhum dado. O problema está na mistura!


    É exatamente isso que acontece com o sentimento e a fé. Essencialmente eles não prejudicam ninguém, mas se misturados confundem a função um do outro e causam desastres. A combinação de fé e emoção faz com que a pessoa aja de maneira irracional e, lentamente, prejudicam o nosso relacionamento com Deus, nos afastando do que Ele espera de nós.

     

    O ato de pensar e raciocinar é uma dádiva de Deus, mas, os pensamentos surgem sem aviso prévio, sejam eles bons ou ruins. Nesses momentos controlar a mente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, se os sentimentos estiverem aflorados. Sabendo dessa vulnerabilidade, o diabo tem se empenhado para nos atingir, encontrar nossas fraquezas, e semear os maus pensamentos e as dúvidas. Assim, ele consegue agir livremente na vida de muita gente, dentro e fora da igreja.


    São os pequenos detalhes do dia a dia que revelam se Satanás tem conseguido regar suas sementes de maus pensamentos, impulsionando as ações e reações com a ajuda do coração e, consequentemente, neutralizando e anulando a fé. Um exemplo claro é nos cultos, onde muitas pessoas vão em busca de “sentir a presença de Deus”, seja por meio das lágrimas, do hino entoado ou de alguma revelação recebida.

     

    Isso indica o quanto o coração – fonte do sentimentalismo e da instabilidade – tem sido fortalecido, deixando a razão de lado e permitindo que as dúvidas surjam. Afinal, quando uma pessoa espera sentir algo durante o culto e nada acontece, logo, surgem os pensamentos de que Deus a abandonou, que cometeu algum pecado contra o Senhor ou que ela possa estar mal espiritualmente. Pronto, a instabilidade espiritual está em ação.

     

    Mas, o que poucos se atentam é que a Palavra de Deus é muito clara sobre duas coisas: a primeira é que o coração é enganoso e perverso (como está escrito em Jeremias 17.9); a segunda e mais importante, é que o Senhor revela a maneira como Seus filhos e servos devem viver: 


    ...mas o justo pela sua fé viverá. – Habacuque 2.4

     

    Essa orientação se repete em outros trechos da Bíblia (Romanos 1.17, Gálatas 3.11 e Hebreus 10.38), reforçando a importância de controlar o coração e viver pela fé, diariamente. Todo milagre ou experiência com Deus se dá, exclusivamente, por meio dessa fé e não por causa das sensações.

     

    Se devemos viver pela fé, não é pelo que sentimos ou desejamos, mas, sim, pela convicção dAquele em quem cremos: Deus.


    Para isso, é necessário ignorar os sentimentos, controlar as emoções e vencer os pensamentos que não condizem com a fé. Afinal, a decisão daqueles que se dispõem a serem servos do Deus Vivo deve ser sempre pautada no que está escrito em Sua Palavra, fazendo escolhas baseadas na fé, e não no enganoso coração.


    Não se esqueça: é notório que quando o coração assume, deixando que os maus pensamentos e as dúvidas prevaleçam, o ser humano pode chegar ao fundo do poço. Mas, quando se vive pela fé, se alcança a Salvação e o privilégio de viver a eternidade no Reino dos Céus.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.