Seja bem-vindo
São Paulo, 29/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Cidade destruída pelos hebreus

    Um templo e diversos artefatos foram encontrados na cidade de Laquis

    Fonte: Foto: T. Rogovski/Hebrew University/Israel Antiquities Authority
    Cidade destruída pelos hebreus

    Um templo e diversos artefatos que remontam ao século 12 a. C. foram descobertos no centro de Israel, segundo a Universidade Hebraica de Jerusalém. A construção era parte de Laquis, cidade que, segundo a Bíblia, foi destruída por hebreus quando eles chegaram a Canaã após passarem 40 anos no deserto fugindo do Egito.

    Laquis foi construída por volta de 1800 a.C., mas foi destruída e reconstruída em várias ocasiões ao longo dos séculos. "O assentamento é mencionado na Bíblia e em várias fontes egípcias, e foi uma das poucas cidades cananeias a sobreviver no século 12 a.C.", explicaram os responsáveis pela descoberta em comunicado, segundo a Fox News.


    Na Bíblia, a cidade é mencionada no livro de Josué, capítulo 10, versículos 31 e 32. "Depois Josué, e todo o Israel com ele, avançou de Libna para Laquis, cercou-a e a atacou. O Senhor entregou Laquis nas mãos dos israelitas, e Josué tomou-a no dia seguinte. Atacou a cidade e matou à espada todos os que nela viviam, como tinha feito com Libna", lê-se no livro.


    A antiga civilização de Canaã é muito importante historicamente, mas pouco se sabe sobre essa sociedade, de acordo com os especialistas. “Apenas uma vez a cada 30 ou 40 anos temos a chance de escavar um templo cananeu em Israel. O que descobrimos lança nova luz sobre a vida antiga na região. Seria difícil exagerar a importância dessas descobertas”, disse Yosef Garfinkel, líder das escavações, segundo o The Times of Israel.


    As escavações na região começaram em 2013, e, nesse período, os arqueólogos puderam concluir que o prédio encontrado era um templo. “A presença de salas laterais nessa estrutura é um dos principais pontos que alimentaram a disputa por sua caracterização como templo ou palácio cerimonial”, escrevem os autores em declaração. "É possível que a adição de salas laterais a um templo com características 'sírias' [como esse] seja um precursor dos templos da Idade do Ferro, como o templo de Motza e o templo bíblico de Salomão, em Jerusalém."


    Os pesquisadores também descobriram uma série de artefatos do local, incluindo caldeirões de bronze, joias inspiradas na antiga deusa egípcia Hathor, punhais e cabeças de machado decoradas com imagens de pássaros e escaravelhos. Além disso, a equipe encontrou uma garrafa banhada a ouro com o nome de Faraó Ramsés II, juntamente com duas estatuetas de bronze de deuses armados.


    O artefato mais interessante, entretanto, é um fragmento de cerâmica gravado com uma antiga escrita canaanita. Isso porque, para os especialistas, a letra hebraica "samech" está marcada no objeto — o registro mais antigo já encontrado desse caractere.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login