Seja bem-vindo
São Paulo, 25/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Ministra Damares ressalta a importância da adoção

    Saiba como o processo funciona no Brasil

    Fonte: Reprodução Facebook
    Ministra Damares ressalta a importância da adoção

    A adoção é um processo legal e se caracteriza em muito mais do que um simples ato de caridade, mas assumir uma pessoa na qualidade de filho, amando-o e criando-o como se fosse seu (biológico).

    Recentemente, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, abordou o assunto em um evento evangélico, ressaltando a importância deste ato em nosso país. Segundo ela, “as crianças dos abrigos não querem presentes, elas querem um lar. A Igreja pode ser a solução. Temos 9 mil crianças prontas para serem adotadas”, destacou. 

    Esta não foi a primeira vez que a ministra reforça sobre a importância da adoção. No ano passado, por exemplo, durante o seminário “Adoção 9 meses: Família para todos”, Damares anunciou algumas ações para acelerar o processo de adoção de crianças e adolescentes, enfatizando a dificuldade que existe em adotar crianças com mais de 3 anos de idade.

    Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 9.524 estão habilitados para adoção no Brasil e outros 47 mil se encontram em situação indefinida. Enquanto isso, cerca de 46 mil casais estão interessados em adotar.

    Como eu faço para adotar?

    Essa medida é gratuita no Brasil e qualquer pessoa, maior de 18 anos, pode adotar, no entanto, é necessário, também, seguir alguns passos, inclusive, que o candidato tenha uma diferença mínima de 16 anos da criança ou adolescente que se deseja adotar.

    Também é importante ressaltar que só podem ser adotadas crianças com, no máximo, 18 anos de idade, e que estejam com a situação jurídica definida, por exemplo, quando os pais biológicos são desconhecidos, falecidos ou quando foram destituídos da guarda do menor.

    Para realizar a adoção a pessoa deve procurar a Vara da Infância e da Juventude mais próxima do seu município/região e lá as demais orientações serão informadas.

    É possível realizar um pré-cadastro com a qualificação completa, dados familiares e perfil da criança ou do adolescente desejado. Para atender todas as exigências legais, a fim de constituir uma família adotiva, confira os passos necessários, clicando aqui.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login