
A bênção da primogenitura
Bom, a bênção da primogenitura era a bênção que pais, patriarcas, passavam ao seu filho primogênito. Como a morte do patriarca, o filho mais velho assumia o lugar do pai, no Conselho, e administração dos bens e de servos e servas.A partir daquele momento o filho mais velho tomava posse da bênção que o pai carregou por anos.
Assim foi com Abraão, que passou a bênção a Isaque, e que por sua vez deveria passar a bênção a Esaú, sendo este o primeiro dos gêmeos a nascer.
"E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. 25 E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú". Gênesis 25:24
Porém isso não aconteceu, pois Esaú vendeu seu direito a bênção da primogenitura ao seu Irmão por que estava necessitado por comida. Talvez você se pergunte, o que isso tem haver com a salvação?
"Bem, todos nós somos e fomos chamados para receber essa bênção, conforme o que diz a palavra de Deus". Romanos 8:29
"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos". Romanos 8:30
Porém, quantos tem trocado a bênção de serem feitos filhos de Deus por conta da situação em que estão vivendo? A falta de comida, bebida e qualquer outra necessidade, faz o ser humano voltar a irracionalidade, perdendo a chance de pensar, e por sua vez, compreender que sem Deus não há solução para nada. Esaú nem pensou no depois, pois estava atento e fixado no agora, e sua necessidade era a fome, e por isso perdeu o seu direito. De guardião do bordão do pai, passou a ser aquele que serviria seu Irmão, pois ele mesmo escolheu assim.
Quantas são as pessoas que hoje estão trocando a bênção pela maldição?
Pois, se Deus chamou a todos e disse que podemos nos tornar herdeiro e co-herdeiro com Cristo de todas as suas bênçãos, inclusive da sua autoridade, então porque a humanidade inteira não está abençoada? A maioria das pessoas sustentam que Cristo já se fez pecador por nós e assim morreu para levar nosso pecados. Sendo assim, em tese, não precisaríamos fazer mais nada para merecer o Reino de Deus. Mas, Infelizmente a humanidade tem enfrentado tantas maldições ao longo da história por conta disso; porque sustentam que não precisam fazer nada para merecê-la. Estamos com a escolha em nossas mãos, porém, na hora de escolher, a maioria escolhe segundo a sua necessidade e não a fé. A fé, me direciona a crer no que ainda não aconteceu, ou seja, no que meus olhos ainda não podem ver, mas sim, no que minha fé me diz que eu tenho como direito. O agora não, pois me faz olhar para o que estou vivendo e sentindo no momento, e essa decisão repentina e apressada, me faz errar. Esaú respondeu que, a bênção da primogenitura não o traria nenhum benefício naquele momento, avaliando que o pai estava vivo, logo Esaú estava de certa forma certo, para quem vive com os olhos em si mesmo e neste mundo. Porém, quem tem os olhos nos mistérios de Deus e em sua palavra, considera que a passagem do bordão pode acontecer a qualquer momento, mas ainda que demore ela virá. Assim Jesus voltará, Ele é o primogênito, Ele é o bordão da bênção, da salvação. Então, muitas pessoas morrem sem ver suas bênçãos, porque dizem; ah, para que eu vou ir na igreja, para que buscar a Deus agora? Ele vai demorar. Isso não vai me adiantar, não vai mudar a minha situação agora, e eu quero resolver meus problemas...E pensando assim, deixam de aprender mais sobre Deus e sobre a fé, perdendo a chance de tomar posse da bênção que Deus preparou para os que o temem.
Pessoas estão atoladas em problemas, e seguem vivendo de maldição em maldição em suas vidas, família, etc. Há um vírus perispiritual em famílias inteiras, e que passa de pai para filho de gerações em gerações, que é a cegueira espiritual.Seguem perdendo o direito de serem salvos e abençoados, porque estão trocando o bordão, chamado SENHOR JESUS, por soluções relâmpago, almejando a resolução dos seus problemas de imediato, caindo assim, no engano do diabo.
Pastor Elisiane Cannes
Presidente da Igreja Nova Aliança em Viamão - RS
COMENTÁRIOS