Marcas de uma pessoa determinada

Por Pastor Saulo do Prado 06/01/2022 - 10:00 hs


Leia Josué 14.6-15

 

A vida de Josué e Calebe se resume em determinação. Determinação significa propósito firme. Entenda que determinação é diferente de intenção.   

Quando é que a intenção desaparece? Quando surgem os problemas 

Quando você sabe que uma pessoa é determinada? Quando surgem os problemas e ela diz: Meu Deus é maior do que tudo isso e eu não vou deixar esses problemas me abaterem; eu vou até o fim, assim como Jó e terei tudo de forma dobrada para glória de Deus. 

Você tem determinação ou intenção?  O determinado diz: eu não criei filhos para o diabo, eu vou arrancá-los das garras de Satanás. Eu não vou baixar a guarda e vou vencer em nome de Jesus. Isso é determinação!   

Hoje as pessoas desistem muito facilmente de tudo. Quem tem determinação não desiste, a não ser que Deus ordene. 


1ª marca: Quem é determinado sabe o que Deus falou a seu respeito 

Tu sabes a Palavra que o SENHOR falou a Moisés homem de Deus, em Cades-Barnéia a meu respeito e a ti” (Josué 14.6) 

Quem é determinado sabe o que Deus falou a seu respeito. Essa pessoa está fundamentada no que Deus falou. Eu sei o que Deus tem falado a meu respeito.  

Você sabe o que Deus tem falado a seu respeito? Não importa o que o diabo diga a seu respeito e nem o que os homens falam, mas o que realmente importa é o que Deus diz a seu respeito. (Romanos 8.31-37).  


2ª marca: Quem é determinado suporta coisas e pessoas desagradáveis na vida sem perder a visão. 

Em Números 13, doze espias foram enviados e dez voltaram com a síndrome do gafanhoto. 

Josué e Calebe tiveram que suportar aqueles dez incrédulos. Gente chata, mimimi e rebelde. Mas eles não perderam a visão e alcançaram a promessa.  

Quem tem determinação vai enfrentar circunstâncias difíceis e pessoas chatas, mas, como Josué e Calebe, vão herdar todas as promessas e essas pessoas não vão herdar. Somente os dois entraram na terra da promessa que mana leite e mel.  

Se prepare, pois Deus vai lhe direcionar para a terra que mana leite e mel - a terra da promessa e da abundância! 

 

Acompanhe a parte 2 na próxima semana. 

Até lá, 

  Pastor Saulo do Prado